ISSN 2594-5327
73º Congresso Anual da ABM — vol. 73, num.73 (2018)
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Resumo
O controle do ensaio de tração em metais pode ser realizado através das velocidades de tensionamento ou de deslocamento do cabeçote da máquina. Cada método gera solicitações distintas, que podem afetar o comportamento mecânico e as propriedades do material testado. Neste estudo, avaliou-se o comportamento de dois aços laminados a frio (Interstitial Free - IF e Dual Phase - DP) em ensaios controlados por ambos os métodos, utilizando duas geometrias de corpos de prova (cps). A aplicação de uma velocidade de tensionamento constante provocou a aceleração contínua do cabeçote após a reta elástica, resultando em taxas de deformação, na região do limite de escoamento, dependentes do aço testado. Nos ensaios com velocidade de deslocamento constante, a taxa de deformação também aumentou após a região elástica, mas atingiu um valor constante, similar para as geometrias e os aços avaliados. O limite de escoamento do aço IF é mais sensível ao método de controle, aumentando com a elevação da taxa de deformação. Velocidades mais altas também reduziram os valores de alongamento após fratura, especialmente do aço IF. O método de controle e a geometria dos cps não afetaram significativamente o limite de resistência dos aços.
Tension test of metals can be controlled either by the rate of stressing or the speed of the machine crosshead. The conditions created by each control method can affect the mechanical behavior and properties of the material being tested. In this study the behavior of two cold rolled steels (Interstitial Free – IF and Dual Phase – DP) was evaluated in tension tests controlled by both methods, using two specimen geometries. The application of a constant stressing rate demanded the continuous acceleration of the crosshead after the elastic region, resulting in a material dependent strain rate at the yield area. In the tests with a constant crosshead speed the strain rate also increased after the elastic region but reached a constant value similar for the steels and geometries tested. The yield strength of the IF steel was more sensitive to the speed control method, increasing with higher strain rates. Higher speeds also reduced the elongation after fracture, especially of the IF steel. The tensile strength of both steels was not significantly affected by the specimen geometry and the speed control method.
Palavras-chave
Ensaio de Tração; Taxa de Deformação; Aço IF; Aço Dual Phase
Tensile Test; Strain Rate; IF Steel; Dual Phase Steel
Como citar
Melo, Túlio Magno Fuzessy de;
Araújo, André de Almeida;
Torres, Cleydson Fernando Gomes.
EFEITO DO MÉTODO DE CONTROLE DA VELOCIDADE DE ENSAIO SOBRE O COMPORTAMENTO EM TRAÇÃO DE AÇOS IF E DUAL PHASE LAMINADOS A FRIO
,
p. 2160-2171.
In: 73º Congresso Anual da ABM,
São Paulo,
2018.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/1516-392X-31877