Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

70º Congresso Anual da ABM vol. 70, num.70 (2015)


Título

EFEITOS DO CICLO TÉRMICO DE UMA DETERMINADA ROTA DE MANUFATURA SOBRE COMPONENTES AUTOMOTIVOS FABRICADOS COM O MATERIAL DIN EN 10149 S700MC

EFFECTS OF THERMAL CYCLE OF A PARTICULAR MANUFACTURING ROUTE ABOUT AUTOMOTIVE COMPONENTS PRODUCED WITH THE MATERIAL DIN EN 10149 S700MC

DOI

10.5151/1516-392X-26372

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Resumo

Em determinadas rotas de manufatura de componentes automotivos, principalmente de produtos do segmento rodoviário pesado, são muito comuns processos de desempeno a quente, assim como outros procedimentos como arqueamento e alinhamento de longarinas. O presente trabalho tem por objetivo traçar os principais impactos destes processos sobre o material de alta resistência e baixa liga norma DIN EN 10149 S700MC em uma rota de fabricação de produtos automotivos com interferência de um procedimento a quente. Esse material, quando submetido ao ciclo térmico para alinhamento a quente, através do aquecimento de algumas regiões pontuais e do posterior resfriamento ao ar calmo têm suas propriedades mecânicas alteradas. Para comprovar isso, foram reproduzidas as condições do processo atual para mapeamento de dados de temperatura para os subsequentes ensaios de laboratório. Comparando as amostras submetidas ao ciclo térmico, com as produzidas com a mesma matéria prima sem aquecimento, pode-se verificar o impacto causado pelo processo de alinhamento a quente utilizado sobre as propriedades mecânicas do material. Os resultados mostram que o aço DIN EN 10149 S700MC apresenta alterações expressivas em todos os ciclos realizados. Com isso, ocorrem modificações na microestrutura pelo ciclo térmico ocasionando a diminuição de algumas propriedades mecânicas importantes, como tensão de escoamento, dureza e a tensão limite de fadiga.

 

In certain manufacturing routes of automotive components, especially of heavy road segment products, are very common straightening processes hot, as well as other procedures such as bending and alignment stringers. This paper aims to draw the main impacts of these processes on the material of high strength low alloy DIN EN 10149 S700MC on a route manufacturing of automotive products with interference from a hot procedure. This material, when subjected to thermal cycle for hot alignment by heating of certain individual regions and the subsequent still air cooling have changed their mechanical properties. To prove this, we reproduced the conditions of the current process for temperature mapping data for subsequent laboratory tests. Comparing the samples subjected to thermal cycling with produced with the same raw material unheated one can ascertain the impact caused by hot alignment process used on the mechanical properties of the material. The results show that the steel DIN EN 10149 S700MC shows remarkable changes in all of the cycles. Thus, the microstructural changes occur in the thermal cycle causing a decrease of some important mechanical properties such as yield strength, hardness and tension fatigue limit.

Palavras-chave

Ciclo térmico de aquecimento, Propriedades mecânicas dos aços, Fadiga, Aços de alta resistência e baixa liga

Thermal cycle heat, Mechanical properties of steels, Fatigue, High strength low alloy steels

Como citar

Milesi, Daniel Angelo Zattera; Rocha, Alexandre da Silva; Acosta, Victor Hugo Velazques; Costa, Vagner Machado. EFEITOS DO CICLO TÉRMICO DE UMA DETERMINADA ROTA DE MANUFATURA SOBRE COMPONENTES AUTOMOTIVOS FABRICADOS COM O MATERIAL DIN EN 10149 S700MC , p. 598-606. In: 70º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, 2015.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/1516-392X-26372