Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

70º Congresso Anual da ABM vol. 70, num.70 (2015)


Título

EFEITOS DOS PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO PLÁSTICA NAS PROPRIEDADES TERMOELÁSTICAS NUMA LIGA DE Ni-Ti COM MEMÓRIA DE FORMA

EFFECTS OF FORMING PROCESSES IN THE THERMOELASTIC PROPERTIES OF Ni-Ti SHAPE MEMORY ALLOY

DOI

10.5151/1516-392X-26958

Downloads

Baixar Artigo 342 Downloads

Resumo

Processos de conformação plástica têm sido aplicados nas ligas com memória de forma (LMF) para melhorar suas propriedades mecânicas. No entanto, estes processos provocam alterações das suas propriedades termoelásticas (temperaturas e entalpias de transformação, cargas críticas de indução da martensita, deformação termoelástica reversível e outras). Para aplicações tecnológicas destas ligas, por exemplo como atuadores termomecânicos, elas devem manter suas características constantes ao longo de sua utilização (propriedades termoelásticas). Neste trabalho são analisadas estas propriedades das ligas de Ni-Ti com memória de forma que foram conformadas termomecanicamente pelos processos de laminação convencional e de extrusão angular (Equal Channel Angular Extrusion - ECAE). As analises foram realizadas por calorimetria diferencial de varredura, microscopia eletrônica de varredura e teste de tração sob carga constante (simulação do efeito memória de forma para determinar a propriedades termoelásticas). Os resultados mostraram que os processos de conformação alteram drasticamente as propriedades, principalmente para aquelas amostras submetidas ao ECAE que chegam a bloquear a transformação martensítica. Tratamentos térmicos foram aplicados com o objetivo de melhorar ou restabelecer as propriedades do efeito memória de forma. Resultados das difrações de raios-X e das micrografias indicam que cada tipo de processo de conformação plástica e a formação de precipitados influenciam de forma preponderante nos comportamentos das propriedades termoelásticas. Estas análises são relevantes para aplicações tecnológicas destas ligas, pois requerem boa resistência mecânica combinada com as propriedades funcionais dos fenômenos de memória de forma.

 

Palavras-chave

Ligas Ni-Ti com memória de forma, Processos de conformação plástica, Extrusão angular em canais iguais – ECAE, Propriedades termoelásticas

Shape memory alloys, Metal forming processes, Equal channel angular extrusion - ECAE, Thermoelastic properties

Como citar

Gonzalez, Cezar Henrique; Silva, Niédson José da; Oliveira, Carlos Augusto do Nascimento; Araújo Filho, Oscar Olímpio de; Urtiga Filho, Severino Leopoldino; Silva, Luiz Carlos Sekitani da; Araújo, Carlos José de. EFEITOS DOS PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO PLÁSTICA NAS PROPRIEDADES TERMOELÁSTICAS NUMA LIGA DE Ni-Ti COM MEMÓRIA DE FORMA , p. 1896-1904. In: 70º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, 2015.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/1516-392X-26958