Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

64º Congresso Anual da ABM vol. 64, num.64 (2009)


Título

ESTRATÉGIAS COOPERATIVAS E A DIFUSÃO DO MODELO DE QUALIDADE

COOPERATIVE STRATEGIES AND QUALITY MODEL SPIN-OFF

DOI

10.5151/2594-5327-14906

Downloads

Baixar Artigo 101 Downloads

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência da Petrobrás na aplicação de uma estratégia cooperativa para difusão do seu Modelo de Excelência em Qualidade junto às suas fornecedoras locais de pequeno e médio portes. Para tanto, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, pautada por pesquisa descritiva, baseada na análise documental, a partir do acesso irrestrito, porém, seletivo, às fontes de dados primárias. Do grupo de 20 empresas submetidas ao Programa de Qualificação de Fornecedores, foram selecionadas 6 empresas que adotaram modelo de gestão baseada na excelência. As conclusões indicam que a implantação do modelo de gestão da qualidade contribuiu no planejamento e controle das empresas. A adoção de objetivos, metas e de indicadores trouxe melhorias ao controle do desempenho, permitindo corrigir desvios na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, reduzindo variabilidade dos processos. É possível afirmar que o Modelo de Excelência da Gestão da Petrobrás, ao ser implantado na cadeia regional de fornecedores de pequeno e médio porte, aumentou-lhes a competitividade.

 

This work paper aims to present experience of Petrobras in the diffusion of its Excellence Quality Model to the small and medium sized local suppliers through a cooperation strategy. The methodological approach was based on a descriptive research, including documental analysis from primary data sources. From a group of twenty companies submitted to the Suppliers Qualification Program, it had been selected a sample of six companies that had adopted Petrobras Excellence Quality Model. Conclusions have indicated so far that implementing the Excellence Quality Model has contributed to improve that firms plan and control. Adopting objectives, goals and of pointers brought improvements to the control of the performance, allow to correcting offered shunting lines in the product quality and services and being reduced variability of the processes. It is possible to affirm that the Model of Excellency of the Management of Petrobras, to the being implanted in the regional chain of suppliers of small average e transport, increased it to them competitiveness.

Palavras-chave

Estratégias cooperativas; Modelo de qualidade; Fornecedores locais.

Cooperative strategies; Excellence quality model; Local suppliers.

Como citar

Santos, Isabel Cristina dos; Pereira, Ismael Frango; Oliveira, Edson Aparecida Querido de. ESTRATÉGIAS COOPERATIVAS E A DIFUSÃO DO MODELO DE QUALIDADE , p. 1733-1744. In: 64º Congresso Anual da ABM, Belo Horizonte, 2009.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-14906