ISSN 2594-5300
36º Seminário de Fusão, Refino e Solidificação dos Metais - Internacional — vol. 36, num.36 (2005)
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Resumo
Após o início de operação, os rolamentos dos mancais centrais da máquina de lingotamento contínuo 02 da CST apresentaram problemas de falha prematura. Para identificar as cargas nestes mancais utilizou-se um modelo numérico para simular o processo de lingotamento considerando a configuração original de projeto dos rolos “two split roller”. Os resultados numéricos demonstraram para algumas condições de processo picos de cargas que poderiam ocasionar o danos destes rolamentos . Para identificar r todas as condições de cargas durante a operação, instalou-se um sistema de monitoramento no segmento com maior incidência de falhas. Após seis meses de monitoramento os registros comprovaram a ocorrência de cargas críticas durante alguns procedimentos operacionais. Considerando-se as dificuldades de implementar uma solução em uma máquina em operação devido a restrições operacionais e geométricas, a solução encontrada para o problema foi uma nova configuração rolos “three split roller” . Neste trabalho, comparamos os resultados numéricos e experimentais do projeto original, apresentando, também, os valores para a nova configuração implementada – “three split roller”.
After Continuous Casting Machine 02 start up, some early central bearing failures occurred in straight part of the machine. The engineering division from CST analyzed the problem through numerical method (FEA), in order to identify the loads in the unbending part of the machine during the casting, considering two split roll as the original design and found some peaks loads that could damaged the bearings. Since the numerical results identified high loads, the engineering and steelmaking technical division from CST decided to implement a bearing monitoring loads system to track all operational conditions. In this work, we presented these numerical and experimental results for two split roll and these values also were compared to a new three split roll configuration implemented. These results were analyzed and an action plan was proposed to reduce the bearing failures.
Palavras-chave
Lingotamento contínuo, Segmentos, Falha nos Mancais
Continuous casting, Segments, Central Bearing Failures
Como citar
Mattedi, Sérgio Lopes;
Cravo, Vinicius de Oliveira;
Sanchonete, Fábio de Borba;
Passos, Jose Carlos de Oliveira;
Botelho, Romero.
ESTUDO DAS FALHAS NOS MANCAIS CENTRAIS DA MLC#2 DA CST ATRAVÉS DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA E EXPERIMENTAL
,
p. 235-243.
In: 36º Seminário de Fusão, Refino e Solidificação dos Metais - Internacional,
Vitória,
2005.
ISSN: 2594-5300
, DOI 10.5151/2594-5300-0026