ISSN 2594-5327
61º Congresso Anual da ABM — vol. 61, num.61 (2006)
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Resumo
Uma das formas de redução de peso nos veículos automotores é a substituição do aço carbono convencional utilizado por aço de alta resistência e baixa liga (ARBL), que possibilita a utilização de chapas de menores espessuras. Este estudo faz uma avaliação das propriedades mecânicas (microdureza, tenacidade e resistência à tração) e microestruturais de juntas soldadas pelo processo de soldagem a arco elétrico TIG autógeno e com metal de adição, comparando-as com as propriedades apresentadas pelo metal de base. As superfícies de fratura foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura e a microestrutura, tanto do metal de base quanto das juntas soldadas, foi analisada por microscopia ótica.
Weight reduction of the automachine vehicles can be obtained by the substitution of the conventional carbon steel for the thicker shapes of high-strength low alloy (HSLA) steel. In this study mechanical and microstructural behavior are available of welded joints by GTAW arc welding process, with and without addition metal. The mechanical properties: microhardness, toughness and tensile strength of the welded joints are compared with the properties of the base metal. The fracture surfaces has been analyzed by scattering electronic microscopy (SEM). Obtained microstructures of each condition were analyzed by optical microscopy.
Palavras-chave
Aços ARBL bifásicos; Juntas soldadas; Propriedades mecânicas.
Dual-phase HSLA steel; Welded joints; Mechanical properties.
Como citar
Costa, William dos Santos;
Fonseca, Maria da Penha Cindra;
Pardal, Juan Manuel;
Lima, Leandro Dias;
Tavares, Sérgio Souto Maior.
ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MICROESTRUTURAIS DE JUNTAS SOLDADAS DE UM AÇO ARBL BIFÁSICO
,
p. 2628-2637.
In: 61º Congresso Anual da ABM,
Rio de Janeiro,
2006.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0296