Anais dos Seminário de Energia, Utilidades e Gases Industriais


ISSN 2594-3626

Título

ESTUDO DE VIABILIDADE DE COGERAÇÃO EM UMA PLANTA DE ESTERILIZAÇÃO POR ÓXIDO DE ETILENO: ABM – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS

TECHNICAL AND ECONOMICAL FEASIBILITY STUDY FOR USING A COMBINED HEAT & POWER FOR ETHYLENE OXIDE STERILIZATION PROCESS

DOI

10.5151/2594-3626-23687

Downloads

Baixar Artigo 328 Downloads

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um estudo preliminar de viabilidade técnica e financeira para a utilização de uma unidade de cogeração para suprir a demanda de energia elétrica e térmica para um processo de esterilização por EtO (óxido de etileno), adicionalmente suprir a demanda de gás inerte requerida. A água de refrigeração para o processo é produzida a partir de um chiller de absorção que utiliza a água residual quente proveniente do motor diesel. O calor residual restante a cerca de 60 oC pode ser utilizado para aquecimento da câmara e vaporização do óxido de etileno. Em modelos de cogeração, o CO2 é normalmente disposto diretamente para a atmosfera, mas aqui, pode ser utilizado como matéria-prima para o processo, depois capturado por um lavador de gases, o que normalmente faz parte do processo. O CO2 (que não tem custo neste projeto) é uma opção mais barata do que o nitrogênio utilizado normalmente e transportado por caminhões para a planta de esterilização, eliminando, assim, outra fonte de emissões de CO2.

 

This project aims at developing a technical and economical feasibility study for using a combined heat & power (CHP) unit to supply electricity and thermal energy for an EO (ethylene oxide) sterilization process, additionally supplying the required inert gas. Cooling water is produced from the waste hot water from the diesel engine through an absorption chiller. The remainder waste heat at about 60 oC can be used for chamber heating and ethylene oxide vaporization. In CHP designs, the CO2 is usually disposed directly to the atmosphere, but here it can be used as feedstock to the process, after captured by a scrubber, which must exist in the process. The cheapest option is CO2 (which has no cost in this project) to the nitrogen (normally used for process safe) that is transported by trucks to the sterilization plant, thus eliminating another source of CO2 emissions.

Palavras-chave

Eficiência energética; Cogeração; Esterilização química; Óxido de etileno; Indústria farmacêutica.

Energy efficiency; Combined heat & power (CHP); Chemical sterilization; Ethylene oxide; Pharmaceutical industry.

Como citar

Oliveira, Marcos Antônio Andrade de; Filho, Manoel Antonio da Fonseca Costa. ESTUDO DE VIABILIDADE DE COGERAÇÃO EM UMA PLANTA DE ESTERILIZAÇÃO POR ÓXIDO DE ETILENO: ABM – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS , p. 35-44. In: 34º Seminário de Balanços Energéticos e 28º Seminário de Gases Industriais, São Paulo, 2013.
ISSN: 2594-3626 , DOI 10.5151/2594-3626-23687