ISSN 2594-357X
19° Simpósio de Mineração — vol. 19, num.19 (2018)
Título
DOI
Downloads
Resumo
As organizações do setor mineral vêm buscando a reavaliação dos seus processos de produção para um melhor atendimento às demandas ambientais, sociais e econômicas. A presente pesquisa objetivou-se a definir o melhor modal para transporte de minério de ferro a partir de uma determinada frente de lavra em uma mineração de grande porte que possui a disponibilidade de realizar o transporte integralmente com caminhões fora de estrada ou com um modal misto de caminhões e correias transportadoras, no qual a utilização dessas correias transportadoras pode reduzir a distância média de transporte (DMT) realizada pelos caminhões. O dimensionamento de frota realizado para o modal misto apresentou uma redução quantidade de horas necessárias de caminhão devido à menor DMT se comparado ao transporte somente por caminhões. Por outro lado, a alimentação desse sistema de correias demanda a utilização de uma carregadeira adicional, aumentando as horas requeridas para os equipamentos de carga. O estudo econômico mostrou que os custos das horas adicionais do equipamento de carga são maiores do que aqueles reduzidos com caminhões devido a menor DMT. Logo, foi possível concluir que, para o caso estudado, a inserção de correias transportadoras para redução da DMT de caminhões não é viável economicamente.
Organizations of the mineral sector have been seeking the reassessment of their production processes to better meet the environmental, social and economic demands. The present study aimed to define the best modal for iron ore transport from a given mining front in a large mining that has the availability to carry out the transportation using only trucks or a mixed modal of trucks and conveyor belts, in which the use of these conveyor belts can reduce the transportation distance. The fleet sizing for the mixed modal showed a reduction in the necessary hours of trucks due to lower haulage distance if compared to transport using only trucks. On the other hand, the feed of this conveyor belt system demands the use of an additional loader, increasing the hours required for the loading equipment. The economic study showed that the costs of the additional hours of loader are greater than the reduced costs with trucks due to lower haulage distance. Therefore, it was possible to conclude that, for the case studied, the inclusion of conveyor belts to reduce the haulage distance is not economically feasible.
Palavras-chave
viabilidade econômica, Minério de ferro, transporte de minério, correias transportadoras e caminhões
economic feasibility, Iron ore, ore transportation, conveyor belts and trucks
Como citar
Almeida, Caio Melo;
Neves, Thaís de Castro;
Figueiredo, Alexandre Camilo Leles de.
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DO USO DE CORREIAS TRANSPORTADORAS NAS OPERAÇÕES DE LAVRA DE UMA MINA DE MINÉRIO DE FERRO
,
p. 178-188.
In: 19° Simpósio de Mineração,
São Paulo,
2018.
ISSN: 2594-357X
, DOI 10.5151/2594-357X-31589