Anais do Seminário de Laminação, Conformação de Metais e Produtos


ISSN 2594-5297

Título

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DO SISTEMA DE ACIONAMENTO DO LAMINADOR LEVE DA VILLARES UTILIZANDO ODS - OPERATING DEFLECTION SHAPE

STUDY OF THE DYNAMIC BEHAVIOR OF THE DRIVING SHAFT SYSTEM OF ROLLING MILL OF VILLARES OF USING OPERATING DEFLECTION SHAPE

DOI

10.5151/2594-5297-0100

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Resumo

A produção de laminado da Villares de Pindamonhangaba apresentava parada indesejada devido a problemas no sistema de acionamento. Solicitou-se a Engenharia de Confiabilidade da SKF um estudo para identificar as causas dessas intervenções, utilizando-se a técnica de Operating Deflection Shape - ODS a qual permite observar o comportamento dinâmico da estrutura, as defasagens do sistema e determinar os modos de flexão e torção do equipamento. Foram instalados vários sensores tanto na caixa H1 quanto na caixa H3 para comparar as condições em operação. Observou-se que a estrutura da caixa redutora da gaiola H1 apresentava deformações irregulares devido aos esforços. Geram torções na carcaça do redutor, compromete o desempenho mecânico. Esforços associados a uma baixa rigidez do sistema geram desalinhamento dinâmico, impactando na vida do conjunto. Verificou- se que as interações causam defasagem dos elementos, ocasionando folga mecânica. Concluiu-se que a técnica de ODS é uma excelente ferramenta de análise dinâmica para identificar problemas crônicos no ambientes industriais. Recomendou- se a necessidade de revisar a rigidez da carcaça da redutora.

 

The production of rolled products the Villares was taking several unplanned shut-downs to problems in the driving system. The SKF Reliability Engineering was requested to proceed study to identify the causes of these interventions, using the technique of ODS Operating Deflection Shape which allows to observe the behavior of dynamic structure, the system delayed to determine the ways of bending and twisting of the equipment. They were installed several sensors in both gear boxs H1 and H3 to compare the conditions in operation. It was observed that the structure of the gearbox H1 - bearings and shafts - had irregular deformation due to the loads. They generate twists in gear box housing compromising the performance of gears and bearings. These loads associated to a low stiffness of the system generate dynamic misalignment, impacting in the coupling, bearings and gears lives. It was found that the interactions cause delay between the motor and gearboxes, causing mechanical gears between the parties. It was concluded that the technique of ODS is an excellent tool for dynamic analysis to identify chronic problems in industrial environments. Recommended a review in the gearbox housing stiffness.

Palavras-chave

ODS; Vibração; Operation deflection shape.

ODS; Vibration; Operating deflection shape

Como citar

Correr, Mario Eduardo; Paulino, Wilson de Sousa; Soares, Teonilio Knupp; Santana, Silas. ESTUDO DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DO SISTEMA DE ACIONAMENTO DO LAMINADOR LEVE DA VILLARES UTILIZANDO ODS - OPERATING DEFLECTION SHAPE , p. 990-999. In: 45º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados e Revestidos, Porto de Galinhas - PE, 2008.
ISSN: 2594-5297 , DOI 10.5151/2594-5297-0100