Título

Estudo do Comportamento à Fadiga de Chapas Finas de Aço Utilizadas na Confecção de Carroceria de Automóveis.

Estudo do Comportamento à Fadiga de Chapas Finas de Aço Utilizadas na Confecção de Carroceria de Automóveis.

DOI

10.5151/ABM-CHAPAS-1992-1992315

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Resumo

Foram estudadas as propriedades mecânicas de tração e fadiga de alto ciclo de chapas finas de aços para estampagem a frio nas condições de 1% e 20% de pré-deformação. Determinaram-se também as propriedades de propagação de trinca por fadiga dos aços denominados comum e refosforado na condição de recebidos (1% de pré-deformação). Os limites de fadiga dos aços pré-deformados a 20% apresentaram aumentos significativos. O valor do fator limite obtido para o aço refosforado foi de 5,29 MPa, enquanto que para o aço comum foi de 7,07 MPa. Determinaram-se também os valores do comprimento crítico de trinca (lc) para os aços comum e refosforado, utilizando-se os valores de Al, limite de fadiga e o critério de trincas curtas de Lukas e Klesnil. A análise fractográfica das superfícies de propagação permitiu explicar alguns dos comportamentos obtidos nos ensaios.

 

Foram estudadas as propriedades mecânicas de tração e fadiga de alto ciclo de chapas finas de aços para estampagem a frio nas condições de 1% e 20% de pré-deformação. Determinaram-se também as propriedades de propagação de trinca por fadiga dos aços denominados comum e refosforado na condição de recebidos (1% de pré-deformação). Os limites de fadiga dos aços pré-deformados a 20% apresentaram aumentos significativos. O valor do fator limite obtido para o aço refosforado foi de 5,29 MPa, enquanto que para o aço comum foi de 7,07 MPa. Determinaram-se também os valores do comprimento crítico de trinca (lc) para os aços comum e refosforado, utilizando-se os valores de Al, limite de fadiga e o critério de trincas curtas de Lukas e Klesnil. A análise fractográfica das superfícies de propagação permitiu explicar alguns dos comportamentos obtidos nos ensaios.

Palavras-chave

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Como citar

Vareda, Luiz Vicente; Spinelli, Dirceu; Spinelli, Isa H. Huller. Estudo do Comportamento à Fadiga de Chapas Finas de Aço Utilizadas na Confecção de Carroceria de Automóveis. , p. 25-40. In: I Seminário de Chapas Metálicas para a Indústria Automobilística, São Paulo, Brasil, 1992.
ISSN: - , DOI 10.5151/ABM-CHAPAS-1992-1992315