Anais do Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-ferrosos


ISSN 2594-5300

37º Seminário de Aciaria - Internacional vol. 37, num.37 (2006)


Título

ESTUDO DO VAZAMENTO NO CANAL DO CONVERTEDOR LD E AVALIAÇÃO DO DESGASTE E FRICÇÃO AO LONGO DE CORRIDAS

STUDY OF TAP IN BOF’S TAPHOLE AND VALUATION OF WEAR AND FRICTION DURING CASTING

DOI

10.5151/2594-5300-0035

Downloads

Baixar Artigo 49 Downloads

Resumo

O tempo de vazamento de aço no convertedor LD é determinante no consumo de ligas e representa considerável importância no tempo total do processo de fabricação do aço. O projeto de uma geometria do furo de corrida do convertedor baseado nos princípios de fenômenos de transporte e escoamento de aço permite estimar os tempos de vazamento e otimizar esta etapa do processo. Um modelo baseado na equação de Bernoulli e o uso de recursos de softwares e planilhas, bem como análise dos dados experimentais, auxiliam e permitem o cálculo do tempo de vazamento, a avaliação dos fatores de fricção, rugosidade e desgaste do furo de corrida. A mudança de parâmetros geométricos como diâmetro, posicionamento e acabamento da entrada do furo de corrida geram alterações no tempo de vazamento. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é projetar um novo furo de corrida, que forneça tempos de vazamento compreendidos entre 180 e 240 segundos.

 

The time of steel tap is very important in alloys yield and total time process of steelmaking. The project of new geometry to BOF’s taphole based in Transport Phenomena theory and steel flow, allows to get the time of tap and optimization this part of process. One model based in Bernoulli equation using of software tools and experimental data, helps and allows the calculus of tapping time, valuation of wear and friction factor. The change of geometric parameters, as diameter, position and inlet’s profile, modify time of steel tap. The objective of this work is to project a new design of taphole then supply time tapping between 180 and 240 seconds.

Palavras-chave

Vazamento de aço; Furo de corrida; Equação de Bernoulli.

Steel tap; Taphole; Bernoulli equation.

Como citar

Maia, Breno Totti; Barral, Carlos Eduardo Passagli; Ávila, Thiago Augusto. ESTUDO DO VAZAMENTO NO CANAL DO CONVERTEDOR LD E AVALIAÇÃO DO DESGASTE E FRICÇÃO AO LONGO DE CORRIDAS , p. 329-337. In: 37º Seminário de Aciaria - Internacional, Porto Alegre, 2006.
ISSN: 2594-5300 , DOI 10.5151/2594-5300-0035