Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

61º Congresso Anual da ABM vol. 61, num.61 (2006)


Título

ESTUDO PARA REDUÇÃO DAS DIMENSÕES DO BLANK NA ESTAMPAGEM DO CORPO DE COMPRESSORES HERMÉTICOS

AN STUDY FOR DECREASING THE BLANK DIMENSIONS OF “EG” MODEL COMPRESSOR BODY

DOI

10.5151/2594-5327-0164

Downloads

Baixar Artigo 40 Downloads

Resumo

O grande volume de produção de compressores pela EMBRACO (Empresa Brasileira de Compressores S.A), e em especial do modelo “EG”, e o custo elevado do aço torna significativo, estudos para redução no consumo de material do “blank”. Atualmente, são produzidos em torno de 720.000 destes compressores por mês, sendo 60% para o mercado de exportação e 40% para o mercado interno. A partir destes fatos foram realizados estudos com o objetivo de analisar e avaliar a redução da largura do “blank” utilizado na confecção do corpo do compressor hermético “EG”. Neste estudo foram analisadas a estampabilidade da tira de aço utilizada, através da curva limite de conformação e determinadas as frentes máximas de deformação para os quatro primeiros estágios de estampagem, que correspondem as etapas de repuxo. As frentes máximas de deformação foram obtidas tanto para os “blanks” atualmente utilizados como para os de largura reduzida. Na estampagem dos corpos dos compressores com “blanks” de largura reduzida foram realizadas as seguintes alterações no processo industrial: centralização do material na ferramenta de estampagem, ajuste do prensa chapa, redução e centralização da guia de entrada do material. O efeito da redução da largura do “blank” nas dimensões finais do corpo do compressor foi avaliado por um “escaneamento” interno e externo do produto, utilizando um “scanner” óptico. Como resultado obteve-se uma redução da largura da tira de aço de 4mm e uma redução no consumo da matéria prima em torno de 1,15%.

 

EMBRACO currently produces around 720.000 “EG” model compressors for month, being 60% for exportation and 40% for the domestic market. Because of the great production volume any decreasing in blank dimension represents significant cost reduction. This study aimed about the blank width reduction of “EG” model air tight compressors. This study analyzed and evaluated the reduction of the blank dimension currently used by forming limits diagram and maximum deformations areas in the first to fourth steps of pressing. For industrial test the following alterations had been used: centralization of the material in the tool of stamping, adjustment of the press plate, reduction and centralization of the guide of entrance of the material. As result will have a 4mm reduction on the width of the steel ribbon and a reduction in the consumption around 1,15%.

Palavras-chave

Estampagem; Corpo de compressores; Redução da dimensão do blank.

Forming; Blank dimensions; Compressor body

Como citar

Trapp, Ivan Marcelo; Gilapa, Leonidas Cayo Mamani; Oliveira, Carlos Augusto Silva de. ESTUDO PARA REDUÇÃO DAS DIMENSÕES DO BLANK NA ESTAMPAGEM DO CORPO DE COMPRESSORES HERMÉTICOS , p. 1410-1417. In: 61º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, 2006.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0164