Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

70º Congresso Anual da ABM vol. 70, num.70 (2015)


Título

ESTUDOS PARA MODELAGEM DE FILMES FINOS DE ÓLEO EM FOLHA-DE-FLANDRES PARA MEDIDAS DE ESPESSURA POR ELIPSOMETRIA

STUDIES FOR MODELING THIN FILMS OF OIL IN TINPLATES FOR ELLIPSOMETRIC MEASURES OF THICKNESS

DOI

10.5151/1516-392X-26828

Downloads

Baixar Artigo 798 Downloads

Resumo

Neste trabalho foram apresentados com detalhes os estudos necessários para o estabelecimento de uma metodologia capaz de avaliar a espessura de óleo depositado em folhas-de-flandres. A elipsometria é uma técnica poderosa capaz não somente de medir espessura de variados filmes finos, mas também caracterizar propriedades ópticas e elétricas dos mesmos. Foram testados vários procedimentos para acessar o substrato da folha-de-flandres e vários modelos que reproduzissem as características elipsométricas medidas. Escolheu-se então melhor procedimento adequado para acessar as características do substrato e o melhor modelo para caracterização elipsométrica do filme fino de óleo.

 

In this work a detailed study for establishing a methodology able to evaluate the deposited oil thickness in tinplates was realized. Ellipsometry is a powerful technique that can access thickness as well as optical and electrical properties of thin films. In order to best access the tinplate substrate, various procedures were tested as well as different models to reproduce the ellipsometric measures of the oil thin film.

Palavras-chave

Folhas-de-flandres, Espessura de óleo, Elipsometria espectral, Modelagem

Tinplates, Oil thickness, Spectral ellipsometry, Modeling

Como citar

Garcia, Marcela Dalboni Teixeira; Couto, João Carlos Martins do; Huguenin, José Augusto Oliveira; Silva, Ladário da. ESTUDOS PARA MODELAGEM DE FILMES FINOS DE ÓLEO EM FOLHA-DE-FLANDRES PARA MEDIDAS DE ESPESSURA POR ELIPSOMETRIA , p. 1565-1573. In: 70º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, 2015.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/1516-392X-26828