ISSN 2594-360X
26º Seminário de Logística, PCP, Suprimentos Transportes — vol. 26, num.26 (2007)
Título
Autoria
DOI
Downloads
Resumo
Com o objetivo de diversificar o mix de produtos siderúrgicos e de aumentar a participação no mercado brasileiro, a CST, a partir de setembro de 2002, iniciou a produção e distribuição de laminados a quente, que até então estava limitada somente a produção e distribuição de placas de aço, quase na sua totalidade para o mercado externo. Como estratégia de mercado ficou definido que no mínimo 80% de produção deste novo produto seria destinado ao mercado brasileiro, incluindo neste contexto o projeto VEGA DO SUL. O desafio passa a ser focado no atendimento, já que geograficamente a CST apresenta uma situação pouco privilegiada em relação aos seus mais fortes concorrentes. Este artigo apresenta os desafios enfrentados e alternativas logísticas utilizadas para melhor atender as necessidades deste novo mercado, bem como propor novas alternativas para atingir os objetivos dos projetos de expansão de produção e distribuição de laminados a quente para o mercado brasileiro.
In September 2002, CST started the production of hot coils aiming to diversify its steel products mix and increase market share in Brazil, which had been limited by the production and distribution of steel slabs targeted mostly at the international market As a market strategy, it was defined that the new product would have 80% of its production aimed to the domestic market, including the Vega do Sul project. The fact that CST is geographically situated in a less privileged region as compared to the strongest competitors turns the focus to client assistance. This article presents the challenges faced and the logistics alternatives used to better meet the needs of this new market, besides proposing new options to reach the goals of the hot coils production and distribution expansion projects.
Palavras-chave
Laminados a quente; Placas de aço.
Hot coils; Steel slabs.
Como citar
Stein, Luiz Antonio.
EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE 1 LAMINADOS A QUENTE PARA O MERCADO DOMÉSTICO
,
p. 51-56.
In: 26º Seminário de Logística, PCP, Suprimentos Transportes,
Vitória,
2007.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360x-0006