Anais do Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-ferrosos


ISSN 2594-5300

38º Seminário de Aciaria - Internacional vol. 38, num.38 (2007)


Título

EXCHANGE OF THE 130 T LD CONVERTERS AT BELGO – JOAO MONLEVADE WORKS WITH A NEW VAI-CON® LINK SUSPENSION SYSTEM

TROCA DOS CONVERTEDORES DE 130t NA BELGO – JOÃO MONLEVADE TRABALHA COM O NOVO SISTEMA DE SUSPENSÃO VAI-CON® LINK

DOI

10.5151/2594-5300-0058

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Resumo

Em Setembro de 2003, a BELGO Mineira concedeu à VAI (atualmente Siemens VAI) um contrato para a troca de dois convertedores de 110t por convertedores de 130t de capacidade. Os novos convertedores foram construídos usando aço resistente a fluência (ASTM A204 Gr.A) e o já provado sistema de suspensão VAI-CON® Link, o qual substituiu o sistema de suspensão de lamela dos convertedores originais. Para se obter um tempo maior de vida dos convertedores, foi instalado um sistema de resfriamento da carcaça, o qual diminui sua temperatura em aproximadamente 100oCelsius na área crítica da cinta do convertedor. Um sistema de resfriamento do cone também foi instalado usando canais de resfriamento reforçados. O grande desafio para trocas de convertedores é, tipicamente, minimizar o tempo de parada. No caso do convertedor 2, o primeiro a ser trocado, desde o inicio do trabalho com a remoção das interferências até o trabalho de refratários foi concluído em 24 dias. No caso do convertedor 2, o mesmo trabalho pôde ser reduzido para 22 dias. Esses tempos são memoráveis, considerando-se a continuidade de produção do convertedor.

 

In September 2003 Belgo Mineira awarded a turnkey contract to VAI (now SIEMENS-VAI) for the exchange of two 110 t converters with new converters with 130 t capacity. The new converters were built using creep resistant steel (ASTM A 204 Gr.A) and the well proven VAI-CON® Link suspension system which replaced the lamella suspension system of the original converters. In order to reach increased lifetime of the converters, a barrel cooling system was installed, which lowers the converter shell temperature by approximately 100 degrees C in the critical area of the trunnion ring. Cone cooling was also installed using reinforced cooling channels. The great challenge for converter exchanges is typically to minimize the shut down time. In the case of converter 2, which was exchanged first, the work beginning with removal of interferences up to and including refractory work, was concluded within 24 days. In case of converter 1, the same work could be reduced to 22 days. These times are remarkable considering the continuing production of the other converter.

Palavras-chave

Convertedor-LD; VAI-CON® LINK.

LD-Converter; VAI-CON® Link.

Como citar

Almeida, Augusto Espeschit de; Stehling, Sergio Mauricio; Maria, Clesio Túlio Vicente; Schwelberger, Jörg; Bicalho, Geraldo; Staudinger, Günther; Gruber, Rudolf. EXCHANGE OF THE 130 T LD CONVERTERS AT BELGO – JOAO MONLEVADE WORKS WITH A NEW VAI-CON® LINK SUSPENSION SYSTEM , p. 568-576. In: 38º Seminário de Aciaria - Internacional, Belo Horizonte, 2007.
ISSN: 2594-5300 , DOI 10.5151/2594-5300-0058