ISSN 2594-5335
13º Seminário de Automação de Processos — vol. 13, num.13 (2009)
Título
DOI
Downloads
Resumo
Os KPIs (Key Performance Indicators) são especificações detalhadas utilizadas para rastrear objetivos de negócios. Um objetivo de negócio é uma diretiva executiva que dá suporte a uma ou mais estratégias corporativas. Para isso, esse objetivo deve ser quantificável, mensurável e orientado a resultados. A utilização da ferramenta permite que as organizações meçam os KPIs dos seus processos e os comparem com os objetivos que o mercado, ou elas mesmas definem. Um KPI que está associado com um processo específico é geralmente representado por um valor numérico, sendo que ele também deve possuir uma meta, limites inferiores e superiores, formando uma margem de desempenho que o processo deverá atingir. Em uma planta que possui componentes industriais hierarquizados, é comum a utilização do cálculo de KPIs relativo à um determinado nível ou conjunto de componentes, podendo também ser baseado nos dados do próprio componente, ou nos componentes que o compõe. Criando uma estrutura flexível e configurável para o cálculo de KPIs em um sistema MES (Manafacturing Execution Systems), tomando como fundamento a implementação de uma base sólida de lógicas de negócios especializadas, podemos viabilizar um ambiente onde a definição e configuração de KPIs se torne rápida e dinâmica, atendendo amplamente os interesses do cliente. Essa flexibilidade é fundamental, já que sabemos que o ciclo de vida de um KPI é relativamente curto, e uma vez que o seu objetivo varia de acordo com os objetivos da própria corporação, podendo os KPIs serem alterados, renovados ou extintos ao longo de um projeto estratégico corporativo.
KPIs (Key Performance Indicators) are detailed specifications applied for tracking business-oriented objectives. A business objective is an executive directive that gives support to one or more corporative strategies. For this purpose, the objective must be quatifiable, measurable and oriented to results. The use of this tool allows organizations to measure the KPIs of their processes and compare them with the objectives defined by the market or by themselves. A KPI associated with a specific process is generally represented by a numerical value and also has a goal and inferior and superior limits, making a performance range that process will have to reach. In a plant whose industrial components are hierarchical, the calculation of KPIs for certain levels or for a set of components is common, and can also be based on the components data or on its components. By creating a flexible and configurable structure for the calculation of KPIs in a MES system, on the basis of solid implementation of a specialized business-oriented logics, it is possible to create an environment where the definition and configuration of KPIs become faster and more dynamic, satisfying customers interests. This flexibility is basic, since we know that the cycle of life of a KPI is relatively short, as its objectives vary according to the corporation objectives, causing KPIs to be modified, renewed or extinct throughout a corporative strategical project.
Palavras-chave
KPIs; MES; Desempenho.
KPI ́s; MES; Performance.
Como citar
Pimentel, Alexandre Afonso Munck;
Filho, Herbert de Assis Castro.
FLEXIBILIDADE NA EXTRAÇÃO DE KPI EM PROCESSOS COMPOSTOS POR COMPONENTES INDUSTRIAIS HIERARQUIZADOS
,
p. 252-258.
In: 13º Seminário de Automação de Processos,
São Paulo,
2009.
ISSN: 2594-5335
, DOI 10.5151/2594-5335-15620