Seminário da COENS vol. 1, num.1 (1988)


Título

Formulação de Pesquisadores e Criatividade - Uma Sugestão para Currículo

Formulação de Pesquisadores e Criatividade - Uma Sugestão para Currículo

DOI

10.5151/ABM-COENS-1988-1998278

Downloads

Baixar Artigo 8 Downloads

Resumo

O trabalho científico, da forma como é apresentado hoje em dia, mostra apenas o resultado do método. O trabalho humano da percepção do mistério, da estética, da descoberta e da elaboração de ideias é deixado à margem, enfraquecendo a qualidade desse mesmo trabalho. Um programa de pós-graduação que vise à elevação da qualidade não somente das pesquisas, como também dos recursos humanos em formação, deve se preocupar em ativar e motivar a reaparição do processo criativo. Como fazer? Através de laboratórios e vivências de desbloqueio da criatividade, que, além de proporcionar acesso a um vasto campo de possibilidades, melhora também a clareza e a ordem do pensamento resultantes da conscientização do propósito do indivíduo consigo mesmo e com o meio em que vive e trabalha. ABSTRACT: Scientific work, as it is presented nowadays, primarily shows its results. The human process of perception, mystery and aesthetics, and the discovery and elaboration of ideas is not valued, which impoverishes the whole work. A graduate program that is dedicated to improving the quality of research and human resources must actively motivate the creative process. These programs would then be able to open up a wider field of new possibilities as they would increase the student's quality, clarity and order of thinking, which occurs when the individual makes a conscious choice with himself or herself and the environment in which he or she lives and works.

 

O trabalho científico, da forma como é apresentado hoje em dia, mostra apenas o resultado do método. O trabalho humano da percepção do mistério, da estética, da descoberta e da elaboração de ideias é deixado à margem, enfraquecendo a qualidade desse mesmo trabalho. Um programa de pós-graduação que vise à elevação da qualidade não somente das pesquisas, como também dos recursos humanos em formação, deve se preocupar em ativar e motivar a reaparição do processo criativo. Como fazer? Através de laboratórios e vivências de desbloqueio da criatividade, que, além de proporcionar acesso a um vasto campo de possibilidades, melhora também a clareza e a ordem do pensamento resultantes da conscientização do propósito do indivíduo consigo mesmo e com o meio em que vive e trabalha. ABSTRACT: Scientific work, as it is presented nowadays, primarily shows its results. The human process of perception, mystery and aesthetics, and the discovery and elaboration of ideas is not valued, which impoverishes the whole work. A graduate program that is dedicated to improving the quality of research and human resources must actively motivate the creative process. These programs would then be able to open up a wider field of new possibilities as they would increase the student's quality, clarity and order of thinking, which occurs when the individual makes a conscious choice with himself or herself and the environment in which he or she lives and works.

Palavras-chave

-

-

Como citar

Makray, Elaine Tereza. Formulação de Pesquisadores e Criatividade - Uma Sugestão para Currículo , p. 137-144. In: Seminário da COENS, São Paulo, Brasil, 1988.
ISSN: - , DOI 10.5151/ABM-COENS-1988-1998278