Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

63º Congresso Anual da ABM vol. 63, num.63 (2008)


Título

GESTÃO AMBIENTAL: RÁTICAS AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RETORNOS DE INVESTIMENTOS

THE ADOPTION OF THE MANAGEMENT OF THE SOCIAL RESPONSIBILITY AS ENTERPRISE COMPETITIVE ADVANTAGE: THE CASE NATURA S.A

DOI

10.5151/2594-5327-0203

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Resumo

O desenvolvimento desenfreado baseado nos ideais do American way of life, tem contribuído para o agravamento de uma série de problemas ambientais. Com a contínua conscientização da sociedade, cada vez mais empresas procuram por processos industriais normatizados, adequados à legislação ambiental vigente. No entanto, algumas empresas sentem-se desestimuladas a realizar investimentos em SGA’s (sistemas de gestão ambiental) devido aos elevados valores envolvidos. Este trabalho tem por objetivo apresentar a viabilidade econômica dos SGA’s e evidenciar as vantagens obtidas após sua implantação, respectivamente. Quanto à metodologia, este trabalho pode ser considerado como uma pesquisa básica, exploratória, com análises quantitativas e qualitativas, realizada por meio de pesquisa bibliográfica. Traz um levantamento de dados com algumas importantes empresas brasileiras, possibilitando a verificação das vantagens obtidas pelas empresas após a implantação dos SGA’s. Dentre essas vantagens estão à redução dos custos de produção pela economia de energia e matérias-primas, e as receitas auferidas pela empresa na comercialização de seus co-produtos. O que vem demonstrar a importância da conscientização do empresariado quanto à implantação de , cabendo também a sociedade, stakeholders, bancos, consumidores e organizações governamentais exigir das empresas melhor gestão ambiental. São as empresas e a sociedade em busca do desenvolvimento sustentável.

 

The wild development based in the ideals of the American way of life, has contributed for the aggravation of a series of ambient problems. With the continuous awareness of the society, each time more companies look for norms industrial processes, adjusted to the effective ambient legislation. However, some companies are felt discouraged to carry through investments in (systems of ambient management) which had to the raised involved values. This work has for objective to present the economic viability of the and to evidence the advantages gotten after its implantation, respectively. How much to the methodology, this work can be considered as a basic, exploratory research, with quantitative and qualitative analyses, carried through by means of bibliographical research. It brings a data-collecting with some important Brazilian companies, making possible the verification of the advantages gotten for the companies after the implantation of the. Amongst these advantages they are the reduction of the costs of production for the economy of energy and raw materials, and prescriptions gained for the company in the commercialization of its co-products. What it comes to demonstrate the importance of the awareness of Company how much to the implantation of, also fitting the society, stakeholders, governmental banks, consumers and organizations to demand of the companies best ambient management. They are the companies and the society in search of the sustainable development.

Palavras-chave

Meio ambiente; Sistema de gestão ambiental; Desenvolvimento sustentável.

Environment; Environmental management system; Sustainable development.

Como citar

Villalta, Fabiana de Toledo; Santos, Vilma da Silva; Quintairos, Paulo César Ribeiro; Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido. GESTÃO AMBIENTAL: RÁTICAS AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RETORNOS DE INVESTIMENTOS , p. 1844-1853. In: 63º Congresso Anual da ABM, Santos - SP, 2008.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0203