Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

61º Congresso Anual da ABM vol. 61, num.61 (2006)


Título

GESTÃO COMPARTILHADA DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E REFRATAMENTO PARA ATINGIR O MELHOR RESULTADO EM PARADAS DO FORNO DE PLACAS DA CST

SHARE MANAGEMENT FOR THE REFRACTORIES AND MAINTENANCE SERVICES TO REACH THE BEST RESULTS IN WALKING BEAM FURNACE BREAKDOWN

DOI

10.5151/2594-5327-0194

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Resumo

A Laminação de Tiras a Quente (LTQ) da Arcelor Brasil – CST entrou em operação em Agosto de 2002. Em junho de 2004, ela passou pela primeira paralisação anual para manutenção geral em todos os equipamentos, tendo como caminho crítico, os serviços de reparos mecânicos e refratamento no forno de recozimento de placas. Aceitando o desafio de realizar os serviços de forma a atender as necessidades de produção da CST, a Magnesita Service e Reframax, contratadas para esta manutenção, desenvolveram com eficiência o planejamento e o método para execução das atividades, e através da gestão compartilhada, conseguiram solucionar rapidamente as interferências e ajustar as interfaces entre as atividades de reparos mecânicos e refratamento, alcançando excelente rendimento produtivo e reduzindo o tempo da parada em 22,5% em relação ao tempo originalmente programado. Esta metodologia foi novamente empregada para a troca em emergência do lintel superior do forno de placas, comprovando sua eficácia e obtendo-se uma redução significativa do tempo de paralisação do LTQ em 28,3%.

 

The hot strip mill of the Arcelor Brasil – CST started-up in 2002, August. Two years late, it happened the first general maintenance breakdown, and the critical service it was the mechanics repairs and refractories assemblies in the walking beam furnace. Accepting the challenge to do the services to attend the CST’s production need, Magnesita Service and Reframax were contracted for this maintenance and they developed the work’s method and the plan to implement the service with efficiency. Using share management, they got quickly to solve the interferences and they got fit the interfaces between mechanics repairs and refractories assemblies, reaching excellent over-all efficiency and they got reduce 22,5% of the original time schedule. This method was apply again for emergency repair of the walking beam furnace upper lintel, where was confirmed its efficiency and they gotten a great reduce of 28,3% in the original time schedule.

Palavras-chave

Lintel; Forno Walking Beam.

Lintel maintenance; Walking beam furnace.

Como citar

Mol, Edson Ferreira; Martins, Marcelo; Careli, Walmir de Almeida. GESTÃO COMPARTILHADA DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E REFRATAMENTO PARA ATINGIR O MELHOR RESULTADO EM PARADAS DO FORNO DE PLACAS DA CST , p. 1685-1692. In: 61º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, 2006.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0194