Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

73º Congresso Anual da ABM vol. 73, num.73 (2018)


Título

GESTÃO DA LUBRIFICAÇÃO: ANÁLISE DE FALHAS SOBRE A INFLUÊNCIA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES NO DESEMPENHO DE CAMINHÕES FORA DE ESTRADA NA INDUSTRIA DE MINERAÇÃO

LUBRICATION MANAGEMENT: FAILURE ANALYSIS ABOUT INFLUENCE OF LUBRICATING OILS IN THE PERFORMANCE OF OFF- ROADS TRUCKS IN THE MINING INDUSTRY

DOI

10.5151/1516-392X-31856

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Resumo

Os motores diesel são sistemas de grande importância na movimentação dos caminhões fora de estrada utilizados no setor minero-metalúrgico. O bom funcionamento desse sistema é fundamental para o bom desempenho dos caminhões. Entretanto, informações acerca da gestão da lubrificação e perda de desempenho destes equipamentos mostram que esses estão apresentando uma performance abaixo do esperado. O objetivo desta pesquisa é aplicar o método FMEA para priorizar os principais modos de falhas, por meio da análise do risco associado. A análise está direcionada para o baixo desempenho, através das horas trabalhadas do óleo motor desses caminhões; onde foram levantados os dados e informações sobre os modos de falhas dos motores. Nesta análise foram considerados os estudos da manutenção preditiva dos lubrificantes e lubrificação. Foi possível concluir que o ambiente agressivo das mineradoras, sem o controle dos contaminantes nos lubrificantes, causa a perda de desempenho dos equipamentos. Assim, os riscos foram priorizados e classificados para que se busque formas efetivas de intervir nos grandes impactos no desempenho gerados pela contaminação. Por fim, verificou-se também, através de análise estatística das horas trabalhadas do óleo lubrificante, que a contaminação estava permitindo que durassem apenas 35% da sua vida útil estimada pelo fabricante.

 

Diesel engines are systems of great importance in the movement of off-road trucks used in the mining-metallurgical sector. The proper functioning of this system is fundamental for the good performance of the trucks. However, information about lubrication management and loss of performance of these equipment shows that these are performing below the expected performance. The objective of this research is to apply the FMEA method to prioritize the main failure modes, through the associated risk analysis. The analysis is directed to the low performance through the worked hours of the motor oil of these trucks; where data and information on engine failure modes were collected. In this analysis, the studies of the predictive maintenance of lubricants and lubrication were considered. It was possible to conclude that the aggressive environment of the miners, without the control of the contaminants in the lubricants, causes the loss of performance of the equipment. Thus, risks were prioritized and classified so that effective ways of intervening in the big impacts on performance generated by the contamination were sought. Finally, it was also verified by statistical analysis of the hours worked of the lubricating oil that the contamination was allowing only 35% of its estimated useful life by the manufacturer.

Palavras-chave

Caminhão fora de estrada; lubrificantes; gestão da lubrificação; FMEA

Truck out of the road; lubricants; lubrication management; FMEA

Como citar

Santos, Zirlene Alves da Silva; Gouveia, Luiz Felipe. GESTÃO DA LUBRIFICAÇÃO: ANÁLISE DE FALHAS SOBRE A INFLUÊNCIA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES NO DESEMPENHO DE CAMINHÕES FORA DE ESTRADA NA INDUSTRIA DE MINERAÇÃO , p. 2113-2124. In: 73º Congresso Anual da ABM, São Paulo, 2018.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/1516-392X-31856