Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

62º Congresso anual da ABM vol. 62, num.62 (2007)


Título

GESTÃO DE SERVIÇOS DE CALIBRAÇÃO DE RELES E MEDIDORES DE ENERGIA

SERVICE MANAGEMENT FOR PROTECT RELAYS AND POWER MEASURERS

DOI

10.5151/2594-5327-0186

Downloads

Baixar Artigo 25 Downloads

Resumo

Contratar serviços de calibração de relés e medidores de energia, em vez de manter equipe própria capacitada é, com freqüência, alternativa mais viável em grandes industrias. Apesar das grandes quantidades existentes destes instrumentos, fatores como a periodicidade em geral preconizada, a diversidade tecnológica envolvida, o custo dos instrumentos utilizados nas verificações e a necessária atualização tecnológica de pessoal, tornam, em geral, muito elevados os custos globais para manter disponível tal equipe entre os quadros fixos. Neste contexto, gerências de manutenção têm optado pela terceirização para atender esta demanda. A prática desta linha de ação, entretanto, incluindo a formulação do respectivo instrumento contratual, carece de padronizações importantes, envolvendo, por exemplo, o estabelecimento de parâmetros para verificação de desempenho e adequações de atendimento, para aferição/validação da atividade. Assim, conceitos e técnicas gerenciais modernas são de essencial importância neste processo. Neste artigo discorre-se, segundo visão moderna de gestão de contratos, sobre proposta de modelo para contratação dessa modalidade de serviços. Critérios para escolha da empresa, incluindo-se indicadores de desempenho e outras idéias chave são apresentadas dentro de seqüência metodológica inspirada em situações reais de avaliação de empresas proponentes da atividade. Tópicos sobre avaliação de relatórios de serviço e considerações sobre o modelo gerencial proposto complementam a seqüência de idéias na metodologia do processo. Aplicações do modelo resultam em gestão mais eficiente e equilibrada dessa atividade de manutenção. O trabalho pode vir a preencher lacuna nesse processo de contratação, tema dividido entre os gestores de manutenção e os administradores de contrato.

 

To contract calibration services of protect relays and power measurers, instead of keeping able proper team is, frequently, more viable alternative in great industries. Although the great existing amounts of these instruments, factors as the regularity in general praised, the involved technological diversity, the cost of the instruments used in the verifications and the necessary technological update of staff, become, in general, much high the total costs to keep available such team among the regular staff. In this context, maintenance managers have opted to the outsourcing of this activity to take care of this demand. The practical one of this line of action, however, including the formularization of the respective contractual instrument, lacks of important standardizations, involving, for example, the establishment of parameters to verify performance and adequacies of attendance, for set point adjustment/certification of the activity. Thus, concepts and modern management techniques are of essential importance in this process. In this article it is debated, according to modern vision of contract management, a line of action and contract of this modality of services is proposed. Criteria for choose the contractor, including performance indicators and other key issues are presented in a methodological sequence inhaled by real cases of proponents companies of this kind of services. Topics on evaluation of service reports and issues on the considered managemental model complement the sequence of ideas in the methodology of the process. Applications of the model result in more efficient and balanced management of this activity of maintenance. This paper can help to fill a gap in the contractual process, subject that is nowadays divided between managers of maintenance and the contract administrators.

Palavras-chave

Terceirização; Gestão de serviços; Manutenção industrial.

Service contract; Service management; Industrial maintenance.

Como citar

Fortes, Márcio Zamboti; Cópio, André Luiz Cury de Paula; Albuquerque, Carlos Jesivan Marques; Pereira, Magno Soares; Fortes, Fábio Zamboti. GESTÃO DE SERVIÇOS DE CALIBRAÇÃO DE RELES E MEDIDORES DE ENERGIA , p. 1705-1713. In: 62º Congresso anual da ABM, Vitória, 2007.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0186