Seminário de Logística, Suprimentos e PCP


ISSN 2594-360X

24º Seminário de Logística vol. 24, num.24 (2005)


Título

GESTÃO DO FLUXO INTERNO DE VEÍCULOS: REDESENHADO O PROCESSO DE EXPEDIÇÃO DE UMA USINA SIDERÚRGICA

RAFFIC VEHICLE MANAGEMENT: REDESIGNING OUTBOUND PROCESS OF A STEEL PLANT

DOI

10.5151/2594-360x-0015

Downloads

Baixar Artigo 54 Downloads

Resumo

A evolução dos sistemas logísticos, impulsionada pela aceleração da competitividade mundial e pelo avanço na tecnologia disponível, passa, dentre as diversas áreas, pela gestão do processo de recebimento e expedição. A velocidade e eficiência dos mesmos contribuem de forma significativa para o resultado de toda cadeia produtiva. Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo para gestão do processo de expedição de uma usina siderúrgica e o seu desenvolvimento. Para desenvolvimento deste novo modelo foi desenhado inicialmente um mapa do processo em vigor na época. A partir do desenho do processo de expedição identificaram-se as rupturas existentes e analisando-as foi proposto um redesenho, que culminou no desenvolvimento de um software. Este software integra e gerencia todo o processo de expedição, do momento da solicitação do veículo para a transportadora até o momento da saída do veículo carregado e com a Nota Fiscal. Este mesmo sistema deverá futuramente gerenciar o processo de recebimento de materiais. O redesenho do processo de expedição permitiu a redução no tempo de permanência de veículos para carregamento, a gestão de cada ponto de carregamento como um centro produtivo, a otimização das rotinas internas aumentando a produtividade dos recursos e a redução de erros. Os próximos passos garantirão a implantação da “expedição sem papel”, a integração e troca de dados on-line com transportadoras e clientes, e o agendamento de carga e descarga, de forma a otimizar a utilização dos recursos das transportadoras, garantindo um ganho para todo o canal produtivo.

 

The evolution of logistics systems, enhanced by the acceleration of worldwide competition and the advance of available technology, goes through inbound and outbound process management. The speed and efficiency of them contribute intensively to the result of production chain. The objective of this article is to present a model to manage outbound process (expedition) of a steel plant and its development. To develop this new model the map of old process was drawn at first. From this draw, the disconnections were assigned and analyzed, and a new map was proposed, that drove to a development software. This software integrates and manages all outbound process, from the moment of vehicle contract up to the loaded vehicle leave the mill. In the future this software will manage inbound process (receiving). The new outbound process allowed the reduction in operations time, the management each boarding point as production center, the process optimization increasing the productivity and reducing errors. The next steps will allow the “shipping without paper”, integration and electronic data interchange with transport companies and customers, and the vehicle scheduling, so the vehicle’s transport companies will have its utilization optimized, that will improve the results for the canal as a whole.

Palavras-chave

Mapeamento de Processo, Rupturas Organizacionais, Integração, Expedição.

Process Mapping, Organizational Disconnects, Integration, Outbound process.

Como citar

Bustamante, Leandro de Morais; Fonseca, Cristiano Carneiro. GESTÃO DO FLUXO INTERNO DE VEÍCULOS: REDESENHADO O PROCESSO DE EXPEDIÇÃO DE UMA USINA SIDERÚRGICA , p. 143-151. In: 24º Seminário de Logística, Belo Horizonte, 2005.
ISSN: 2594-360X , DOI 10.5151/2594-360x-0015