ISSN 2594-360X
39° Seminário de Logística, Suprimentos e PCP — vol. 39, num.39 (2022)
Título
DOI
Downloads
Resumo
O transporte de Gusa realizado na Companhia Siderúrgica do Pecém entre o Alto Forno e Aciaria é realizado por via férrea em carros torpedos. Nesta manobra foi constatado um cenário de risco devido a falta de rede de iluminação fixa que compromete a visibilidade noturna e gera risco no recuo (carro torpedo à frente) da composição ferroviária. Logo, foi avaliado o custo de implantação de iluminação fixa em relação ao a um sistema de iluminação por LED energizado por painéis fotovoltaicos com armazenamento por baterias.
The pig iron transport carried out at Companhia Siderúrgica do Pecém between the Blast Furnace and Steelmaking is carried out by rail in torpedo cars. In this maneuver, a risk scenario was found due to the lack of a fixed lighting network that compromises night visibility and creates risk in the retreat (torpedo car ahead) of the railway composition. Therefore, the cost of implementing fixed lighting was evaluated in relation to that of an LED lighting system powered by photovoltaic panels with battery storage.
Palavras-chave
Energia solar; Carros Torpedos; Siderúrgica; CSP
Solar energy; Torpedo Cars; Steelmaking; CSP
Como citar
Colares, Gabriel;
Santos, Jonnathan;
Freire, Pedro;
Rauxyma, Rennan;
Botelho, Jaime de.
ILUMINAÇÃO FOTOVOLTAICA PARA VAGÕES CARRO TORPEDO
,
p. 79-84.
In: 39° Seminário de Logística, Suprimentos e PCP,
São Paulo,
2022.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360X-34636