ISSN 2594-5297
56° Seminário de Laminação e Conformação de Metais — vol. 56, num.56 (2019)
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Resumo
Dois fatores importantes para o uso de aços mais novos na indústria automotiva são a eficiência nO CONSUMO DE combustível e o aumento do desempenho de segurança. A eficiência NO CONSUMO DE combustível é função PRINCIPALMENTE dA MASSA das peças dO VEÍCULO, que por sua vez, é controlado pELA ESPESSURA DO MATERIAL e design. A segurança é determinada pela capacidade de absorção de energia do aço usado para fazer a peça. Todos esses fatores SÃO FAVORECIDOS PELO USO DE Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS), para substituir os aços convencionais usados na fabricação de peças estruturais. Devido à grande importância que envolve o desenvolvimento e a otimização de aços atuais e novos, este trabalho propôs otimizar o método de preparação metalográfica para a quantificação de austenita retida por "ELECTRON BACKSCATTER DIFFRACTION" (EBSD) em aço AHSS. O método de Rietveld aplicado à difração de raios X foi utilizado como referência no presente estudo. Duas diferentes técnicas de polimento final foram aplicadas por imersão em sílica coloidal: polimento por vibração usando o polidor Vibromet e polimento usando o polidor Minimet. Para cada um desses métodos, o tempo de polimento foi variado. Os resultados indicaram que o polimento utilizando o polidor Minimet foi mais eficiente para esta aplicação. Além disso, o método EBSD apresentou resultados confiáveis, próximos ao valor de referência, quando o método de polimento foi eficiente para a remoção da camada enCRUADA OCORRIDA DEVIDO ÀS ETAPAS DE preparação metalográfica.
Two major drivers for the use of newer steels in the automotive industry are fuel efficiency and increased safety performance. Fuel efficiency is mainly a function of weight of steel parts, which in turn, is controlled by gauge and design. Safety is determined by the energy absorbing capacity of the steel used to make the part. All of these factors are incentives for automakers to use Advanced High Strength Steels (AHSS) in order to replace the conventional steels used to manufacture structural parts in the past. Due to the great importance that surrounds the development and optimization of current and new steels, this work has proposed to optimize the metallographic preparation method for the quantification of retained austenite by Electron Backscatter Diffraction (EBSD) in AHSS steel. The Rietveld method applied to X-ray diffraction was used as a reference in the present study. Two different final polishing techniques were applied by immersion in colloidal silica: Vibration polishing using the Vibromet polisher and polishing using the Minimet polisher. For each of those methods, the polishing time was varied. The results indicated that polishing using the Minimet polisher was more efficient for this application. In addition, the EBSD method presented reliable results, close to the reference value, when the polishing method was efficient for the removal of the work-hardened layer by the previous steps of metallographic preparation.
Palavras-chave
AHSS, Austenita retida, Metalografia, RAIO X, EBSD
AHSS; Retained Austenite; Metallography; XRD; EBSD
Como citar
Julião, Rodrigo Bessa;
Costa, Vanucci de Medeiros;
Ferreira, Jetson Lemos;
Rodrigues, Flávio José Saraiva;
Cerqueira, Fabrício Moreira;
Brites, Joelma Krugel;
Castro, Nicolau Apoena.
IMPACTO DA PREPARAÇÃO METALOGRÁFICA NA QUANTIFICAÇÃO DE AUSTENITA RETIDA DE AÇO AHSS EM ANÁLISE VIA EBSD
,
p. 118-125.
In: 56° Seminário de Laminação e Conformação de Metais,
São Paulo,
2019.
ISSN: 2594-5297
, DOI 10.5151/2594-5297-32403