Anais do Seminário de Automação & TI


ISSN 2594-5335

21º Seminário de Automação e TI vol. 21, num.21 (2017)


Título

IMPLANTAÇÃO DO LIMS NO LABORATÓRIO DA ARCELORMITTAL VEGA

IMPLEMENTATION OF LIMS IN THE LABORATORY OF ARCELORMITTAL VEGA

DOI

10.5151/2237-0234-30326

Downloads

Baixar Artigo 664 Downloads

Resumo

A implantação do LIMS (Sistemas de Gerenciamento de Informações de Laboratório) surgiu da necessidade do Laboratório ArcelorMittal Vega se atualizar tecnologicamente afim de melhorar rastreabilidade de informações e sistematizar a execução de atividades dentro do Laboratório. Os colaboradores destinavam muito tempo à manipulação de planilhas utilizadas no armazenamento e controle das análises, deixando o negócio vulnerável aos requisitos da Norma ISO / TS 16949 em todo o Laboratório. Anterior ao sistema, todo o cadastro, controle e gestão dos ensaios eram realizados em planilhas, que são mantidos pela equipe do Laboratório. Os maiores impactos no uso das planilhas são caracterizados pelos erros de transcrição de dados e cálculo manual de resultados nas diversas etapas do processo, potencializando assim a incidência de erros e muito tempo dos colaboradores envolvidos na gestão dos documentos. O trabalho demonstra o processo de implantação do LIMS no Laboratório, sua integração com equipamentos de analise e sistema de Nível 3, além de benefícios alcançados em termos de confiabilidade, redução de tempo para análises e benefícios para sistema de qualidade.

 

The implementation of LIMS (Laboratory of Information Management Systems) arose from the need for a management system of the ArcelorMittal Vega Laboratory and related areas. A lot of the time of the collaborators was destined to the manipulation of spreadsheets that was used for the storage and control of the analyzes, leaving the business vulnerable to the attendant of the requirements of Standard ISO / TS 16949 throughout the Laboratory.

Palavras-chave

Sistema, Automação, Laboratório, Web

System, Automation, Laboratory, Web

Como citar

Machado, Odair Mauricio; Cavazzoni, Northon; Botelho, Alexandre; Serafim, Eder; Beltrame, Gelson. IMPLANTAÇÃO DO LIMS NO LABORATÓRIO DA ARCELORMITTAL VEGA , p. 44-56. In: 21º Seminário de Automação e TI, São Paulo, 2017.
ISSN: 2594-5335 , DOI 10.5151/2237-0234-30326