Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

66º Congresso Anual da ABM vol. 66, num.66 (2011)


Título

IMPLANTAÇÃO DE UM ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS

DEPLOYMENT OF A PRODUCT CERTIFICATION BODY

DOI

10.5151/2594-5327-17859

Downloads

Baixar Artigo 94 Downloads

Resumo

Este estudo apresenta o processo de implantação de um organismo de certificação de produtos no Brasil. No processo de certificação de produtos é realizado um exame sistemático do grau de atendimento, por parte de um produto, a requisitos especificados. Este processo envolve, normalmente, a seleção de regulamentos ou normas técnicas, a coleta de amostras, a realização de ensaios, auditorias no fornecedor, avaliação e acompanhamento do produto no mercado. O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica e com base na experiência prática da acreditação de um organismo de certificação de produtos, abordando itens como certificação compulsória e voluntária, etapas da acreditação junto ao Inmetro, mecanismo de avaliação da conformidade e vantagens da certificação. O resultado é um material de consulta, com uma abordagem que exibe como ocorre o processo de certificação de produtos no Brasil e o modo em que ocorre a acreditação de organismos. Este mecanismo de avaliação da conformidade revela vantagens do ponto de vista das empresas, gerando benefícios, como o aumento da competitividade, através da redução de custos e desperdício.

 

This study presents the deployment process of a product certification body in Brazil. In this process, a systematic examination of the product attendance degree to specified requirements is done. This process involves, normally, the selection of regulations or technical standards, samples collected, tests, supplier audits, evaluation and monitoring the product at the market. This paper was done through literature research and based on the practical experience of an accreditation product certification body. It was also mentioned Compulsory and Voluntary Certification, accreditation steps at Inmetro (Brazilian official accreditation body), conformity assessment mechanism and certification advantages. The result is a research material, where is possible to know how a product certification process occurs in Brazil and how bodies are accreditated. This conformity assessment mechanism has advantages in terms of companies, generating benefits, such as increase of competitiveness, through costs and wastes reduction.

Palavras-chave

Certificação de produtos; Inmetro; Acreditação; Avaliação da conformidade.

Product certification; Accreditation; Conformity assessment.

Como citar

Rosa, Alexandre Luis Dalla; Tubino, Rejane Maria Candiota. IMPLANTAÇÃO DE UM ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS , p. 1066-1071. In: 66º Congresso Anual da ABM, São Paulo, 2011.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-17859