Seminário de Logística, Suprimentos e PCP


ISSN 2594-360X

Título

IMPLANTAÇÃO DE UMA CORREIA TRANSPORTADORA DE LONGA DISTÂNCIA (TCLD) LIGANDO PARANAPIACABA À COSIPA

IMPLANTAÇÃO DE UMA CORREIA TRANSPORTADORA DE LONGA DISTÂNCIA (TCLD) LIGANDO PARANAPIACABA À COSIPA

DOI

10.5151/2594-360x-0009

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Resumo

Com o crescimento da atividade industrial e o aumento das exportações brasileiras pelo Porto de Santos, o fluxo de cargas entre o Planalto Paulista e a Baixada Santista - vital para a economia do país - passou a apresentar um nó logístico e ambiental. O transporte de minério de ferro ocupa, hoje, 70% da utilização do sistema de cremalheira, prejudicando o atendimento das demandas de outras cargas destinadas à Baixada Santista e ao Porto de Santos. A proposta é a implantação de um Transportador de Correia de Longa Distancia (TCLD) como alternativa de transporte de minério de ferro para Cosipa através da serra de Paranapiacaba entre o Planalto e Baixada Santista, em substituição ao sistema ferroviário de cremalheira. O estudo envolveu a determinação de traçado, que atendesse às condições técnicas do equipamento em relação à capacidade de vencer curvas horizontais e verticais e que estivesse locado nas faixas de concessão da ferrovia. O TCLD compreenderá um único transportador contínuo de correia percorrendo uma distancia de 18 km, através do traçado direto do sistema ferroviário desativado da funicular. A definição da tecnologia de transporte (Cable Belt ou Pipe Conveyor) está em processo de decisão. Com a implantação, espera – se eliminar a necessidade de transporte rodoviário de minério de ferro, diminuir o tempo de descarga dos trens de 26 para 3 horas, aumentar a capacidade de transporte em toneladas úteis por hora de 960 para 1650, além da ampliação da oferta de transporte pela ferrovia em carga geral na ligação Planalto/Baixada Santista em 4.800.000 tu/ano.

 

With the growth of the industrial activity and the increase of the Brazilian exportations for the Port of Santos, the load flow between Planalto Paulista e Baixada Santista - vital for the economy of the country - started to present a logistic and ambient knot. The iron ore transport occupies, today, 70% of the use of the rack system, harming the attendance of the demands of other loads destined to the Baixada Santista and the Port of Santos. The proposal is the implantation of a Transporter of Leather strap of Long Distancy (TCLD) as alternative of ore transport of iron for Cosipa through the mountain range of Paranapiacaba between Planalto and Baixada Santista, in substitution to the railroad system of rack. The study it involved the tracing determination, that took care of to the conditions techniques of the equipment in relation to the capacity to win horizontal and vertical curves and that it was leased in the bands of concession of the railroad. The TCLD will understand an only continuous transporter of leather strap having covered a distancy of 18 km, through the direct tracing of the disactivated railroad system of funicular. The definition of the transport technology (Cable Belt or Pipe Conveyor) is in decision process. With the implantation, it waits - to eliminate the necessity of iron road ore transport, to diminish the time of discharge of the trains of 26 for 3 hours, for the moment to increase the capacity of transport in useful tons of 960 for 1650, beyond the magnifying of it offers of transport for the railroad in general load in the linking Planalto/Baixada Santista in 4.800.000 tu/ano.

Palavras-chave

TCLD / Correia Transportadora / Cremalheira / Ferrovia

TCLD / Conveyor Belt Transportation / Rack Railway / Railway

Como citar

Filho, Mario Eiras. IMPLANTAÇÃO DE UMA CORREIA TRANSPORTADORA DE LONGA DISTÂNCIA (TCLD) LIGANDO PARANAPIACABA À COSIPA , p. 78-87. In: 25º Seminário de Logística, PCP, Suprimentos Transportes, Santos, 2006.
ISSN: 2594-360X , DOI 10.5151/2594-360x-0009