Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

64º Congresso Anual da ABM vol. 64, num.64 (2009)


Título

IMPLANTAÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE (BI) NA 1 INDÚSTRIA DE VIDROS ESPECIAIS: UM ESTUDO DE CASO

IMPLANTATION OF BUSINESS INTELLIGENCE (BI) IN THE SPECIAL GLASS INDUSTRY: A CASE STUDY

DOI

10.5151/2594-5327-14941

Downloads

Baixar Artigo 84 Downloads

Resumo

O atual ambiente competitivo obriga as organizações a adotarem estratégias que as evidenciem e possibilitem atingir as expectativas do mercado, levando-as a medidas mais dinâmicas, principalmente no que se relaciona a custos, para que consigam, de forma ágil e segura, analisá-los mais criteriosamente, evitando, ao máximo, as perdas. O Business Intelligence (BI) é uma ferramenta que auxilia no relacionamento entre os gestores, pois possibilita visualizar o desempenho dos setores e facilita o controle com informações mais precisas. O BI é considerado um sistema que, ao gerenciar o banco de dados, quando ligado ao controle dos custos, possibilita desenvolver um trabalho integrado e fornece, por meio de coleta de dados, informações úteis ao processo decisório, proporcionando a melhoria dos resultados financeiros da empresa. Foi realizada pesquisa bibliográfica exploratória e documental, com base num estudo de caso referente ao BI em um departamento de Logística. Verificou-se que o BI, ao promover informações mais precisas, auxilia de forma viável e flexível o controle financeiro, possibilitando ações rápidas e eficientes para que a empresa possa cumprir as metas corporativas estabelecidas e manter sua participação no mercado.

 

The current competitive business environment obliges organizations to adopt strategies which show and make it possible for them to reach market expectations, thus leading them to adopt more dynamic measures, mainly in what concerns costs, so that they can effectively and safely analyze these more carefully, avoiding losses and much as possible. The Business Intelligence (BI) is a tool which helps in the relationships between managers, as it allows visualizing the performance of the sectors, thus facilitating control, with more precise information. The BI is regarded as a system which manages database, and, when linked to costs control, allows for the development of integrated work, by providing, by means of data collection, useful information to the decision process, bringing about the improvement of the enterprise financial results. An exploratory and documented bibliographic review has been carried out based on a case study of BI in the Logistics Department. The BI has proved to promote more precise information, thus helping financial control in a feasible and flexible way, allowing for rapid and efficient actions, so that the company can achieve its established corporative goals, as well as keep its share in the market.

Palavras-chave

Business intelligence (BI); Custos logísticos; Tecnologia da informação.

Business intelligence (BI); Logistics costs; Information technology.

Como citar

Chagas, Larissa Tany Baldini; Santos, Vilma da Silva; Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido; Quintairos, Paulo César Ribeiro. IMPLANTAÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE (BI) NA 1 INDÚSTRIA DE VIDROS ESPECIAIS: UM ESTUDO DE CASO , p. 1924-1935. In: 64º Congresso Anual da ABM, Belo Horizonte, 2009.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-14941