Seminário de Logística, Suprimentos e PCP


ISSN 2594-360X

23º Seminário de Logística vol. 23, num.23 (2004)


Título

IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL E LOGÍSTICO DA COMPANHIA SIDERÚRGICA PAULISTA (COSIPA)

OPERATIONAL AND LOGISTICS CONTROL CENTER IMPLEMENTATION IN COMPANHIA SIDERÚRGICA PAULISTA (COSIPA)

DOI

10.5151/2594-360X-0016

Downloads

Baixar Artigo 57 Downloads

Resumo

No inicio dos anos 90, no governo de Fernando Collor de Melo, o ambiente de negócios no Brasil mudou de forma radical, consequencia da abertura de mercado brasileiro aos produtos importados assim como pelo inicio das privatizações principalmente do setor siderurgico. Para adequação ao novo cenário as empresas , principalmente do setor siderurgico, precisavam de ferramentas “inteligentes” de suporte a tomada decisão que considerassem as restrições do mundo real, adequações funcionais e suas próprias politicas e estratégias. A COSIPA, objetivando atender essa nova tendência de intensificação da competição, aumento das expectativas dos clientes em termos de qualidade, velocidade e confiabilidade de entregas , decidiu pela construção de um novo sistema de planejamento, programação e controle da produção , com abrangencia da compra de materiais ao escoamento de produtos acabados. Para isso usou como estratégiaaaquisiçãodeum sistemadeplanejamentoeprogramaçãoeconstrução de um novo sistema de controle da produção. Essa estratégia, recursos e adequações funcionais permitiram que implantassemos em dezembro de 2003 o Centro de Controle Operacional e Logistico da Cosipa

 

In the begning of 90’s, in the Fernando Collor de Melo’s government, the business environment have changed deeply, it was due to opened market to external products and some companies privatization, mainly the steel plants In order to be in line with this new scenário, the companies mainly ,the steel plants, needed a support decision “inteligent” tools, which could consider not only the real world restrictions, but also its proper politics and strategies. The COSIPA’s objective was to be prepared to this new chalenge of competitiveness increase and customer demand to better quality and delivery confidence. So , in order to reach these gols , COSIPA have decided to implement a new PPS system, covering from the buying of materials to the despatching of finished products. The strategy used was the aquisition of 1 system solutions to PPS and build a new production control system .This strategy and functions reorganization, allowed us the implementation on december 2003 of the Cosipa ‘s Operational and Logistics Control Center

Palavras-chave

Confiabilidade de entregas; Competição; Clientes

Delivery confidence, competition, customer

Como citar

Fernandes, Armando; Bruno, Sergio Luiz. IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL E LOGÍSTICO DA COMPANHIA SIDERÚRGICA PAULISTA (COSIPA) , p. 139-149. In: 23º Seminário de Logística, Belo Horizonte, 2004.
ISSN: 2594-360X , DOI 10.5151/2594-360X-0016