Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

66º Congresso Anual da ABM vol. 66, num.66 (2011)


Título

IMPLANTAÇÃO DO MODAL FERROVIÁRIO NORTE-SUL: NOVO EIXO DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NACIONAL

DEPLOYMENT OF MODAL RAIL NORTH-SOUTH: NEW AXIS OF INTEGRATION AND NATIONAL DEVELOPMENT

DOI

10.5151/2594-5327-18285

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Resumo

Visualizando um Brasil integrado por um sistema de transporte que fosse, ao mesmo tempo, barato, durável e eficiente, dentre outros fatores, emana a Ferrovia Norte-Sul que foi projetada para promover a integração nacional, ao permitir a interligação do Norte e Nordeste ao Sul e Sudeste, passando pelo Centro-Oeste. Neste contexto, o trabalho apresenta uma caracterização do setor ferroviário brasileiro, que traz conceitos básicos sobre estradas de ferro e material rodante, além de um breve panorama sobre a malha ferroviária brasileira, sua história e o quadro institucional estabelecido. Em seguida, é realizada uma análise do marco regulatório. Para tanto realizou uma pesquisa bibliográfica exploratória. Concluiu-se que mesmo considerando algumas dificuldades como falta de mão de obra, dificuldades para consecução de licenciamento ambiental, paralisações no Tribunal de Contas da União por irregularidades de processo que têm atrasado o cronograma de execução da ferrovia, a mesma quando pronta reduzirá o custo do transporte de longa distância e incentivará os empreendimentos produtivos ao longo de seu trajeto, impulsionando o crescimento econômico de toda a região Centro-Norte do País.

 

Viewing a Brazil by an integrated transport system that is at the same time, inexpensive, durable and efficient, among other factors, emanating from the North-South, which was designed to promote national integration by allowing the interconnection of the North and Northeast South and southeast, passing through the Midwest. In this context, the paper presents a characterization of the Brazilian railway sector, which provides basic facts about railroads and rolling stock, plus a brief overview of the Brazilian railway, its history and the institutional framework established. Next is an analysis of the regulatory framework. This was achieved by a bibliographical research. It was concluded that even considering some difficulties such as lack of manpower, difficulties in achieving environmental licensing, downtime in the Court of Audit by procedural irregularities that have delayed the implementation schedule of the railroad, it will reduce the cost when ready of long distance transport and encourage productive enterprises along its path, driving economic growth throughout the Central-North of the country.

Palavras-chave

Transportes; Ferrovia; Desenvolvimento; Integração nacional; Modal.

Transport; Railroad; Development; National integration; Modal.

Como citar

Almeida, Luzinete Moreira de; Oliveir, Edson Aparecida de Araújo Querido; Silva, José Luis Gomes da; Santos, Vilma da Silva. IMPLANTAÇÃO DO MODAL FERROVIÁRIO NORTE-SUL: NOVO EIXO DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NACIONAL , p. 2733-2741. In: 66º Congresso Anual da ABM, São Paulo, 2011.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-18285