Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

63º Congresso Anual da ABM vol. 63, num.63 (2008)


Título

IMPLANTAÇÃO ESTRATÉGICA DO BALANCED SCORECARD NO CONTROLE GERENCIAL DE UMA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS: Um Estudo de Caso

STRATEGICAL IMPLANTATION OF BALANCED SCORECARD IN THE MANAGEMENTAL CONTROL OF AN AUTOPEÇAS INDUSTRY: A Study of Case

DOI

10.5151/2594-5327-0227

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Resumo

No cenário atual, de competição global, formação de blocos econômicos e guerra de preços, as empresas são compelidas a adotar sistematicamente novas estratégias para aumentar sua competitividade e assim fazer frente a uma concorrência cada vez mais voraz, baseadas nas decisões estratégicas, políticas de investimento, tecnologia e gestão de produção. Contudo, no momento em que se pretende medir essas melhorias e conhecer o seu alcance, a empresas carecem de um sistema que lhes permite mensurar falhas e possibilidades de ganho, por isso utilizam o Balanced Scorecard (BSC), que é uma metodologia criada, a princípio, para avaliação de desempenho, mas devido às suas virtudes mostrou-se capaz de auxiliar na implantação da estratégia nas organizações. O BSC segue um padrão básico, definido por levantamento dos itens a serem medidos dentro da organização e estabelecimento dos pontos de controle financeiros e não financeiros. Identifica etapas que necessitam ser seguidas a fim de permitir a prática de processos críticos na ótica das quatro perspectivas, e tem como objetivo trazer contribuição para a gestão estratégica, pois viabiliza a relação entre os vários níveis hierárquicos de forma clara, comunicando a estratégia a toda organização. Atualmente vive-se a era da informação, as organizações necessitam de informações precisas, válidas e confiáveis para alimentar o processo decisório e garantir a sustentabilidade da organização.

 

In the current scenario of global competition, formation of economics blocks and prices war, the companics are compelied sistematically to adopt new strategies to raise their competitivity, so they can face the revenous competitors, based on strategics decisions the companies define their investment policies, tecnology, production management and others. Though, at the moment that it intend to measure these improvements and to know their reachs, the companies need a system that allows to measure fails and likely gains, therefore they use the Balanced Scorecard, that is methodology created a performance appraisal, but due to their virtues the BSC demonstrated be able to aid the strategy implementation inside the organization. The BSC follows basic standard defined by items survey that will be measured inside organization and stablish financial and not financial controls focal points. The BSC also identifies steps that need to be followed in order to allow the pratice of critical process on the four perspective optic, and such target is to bring contribution to the strategical management, because it become feasible the relationship between clearly hierachical levels and communicate the strategy to all company. Currently, we are on information age, the organization needs precise, valid and trust information to feed decisory process and assure the organization longevity.

Palavras-chave

Balanced scorecard; Avaliação de desempenho; Sustentabilidade.

Balanced Scorecard. Performance appraisal. Longevity.

Como citar

Cruz, Elizângela Gonçalves da; Santos, Vilma da Silva; Quintairos, Paulo César Ribeiro; Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido. IMPLANTAÇÃO ESTRATÉGICA DO BALANCED SCORECARD NO CONTROLE GERENCIAL DE UMA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS: Um Estudo de Caso , p. 2092-2104. In: 63º Congresso Anual da ABM, Santos - SP, 2008.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0227