ISSN 2594-5297
44º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados e Revestidos — vol. 44, num.44 (2007)
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Resumo
O trabalho atual é focalizado em melhoramento a produtividade de uma linha do processo da decapagem contínua da tira, por meio de uma análise dos estágios diferentes do processo e detecte das oportunidades da melhoria e da execução do automatism e dos controles feitos para obter os resultados. Os dados do processo analisado corresponden aos produtos de características e da aplicação dimensionais diferentes ou uso final, para detectar nos cada um perdido da velocidade com respeito a uma optimal decapagem e uma produtividade máxima. As fases diferentes da linha foi separadas para detecta as causas do perdido da velocidade e da dispersão em cada um delas, durante o processo. O estudo foi direcionado para determinar as velocidades optimal dos carros acumulandores da seção da entrada nos estágios de enchimento e drenou, diminuindo os tempos mortos, alem de isso, uma função de um algoritmo do calculo da velocidade da previsão da entrada e de tempo morto da entrada. Pela maneira, foi feito a um seguimento da união pela solda das tiras, aquela permitida para automatizar os começos e os alvos das fases diferentes do processo, sendo eliminado a dispersão de cada una delas. O impacto destas melhorias foi refletido em um aumento da eficiência da linha a passagem de 93% ao 108%, adicionalmente uma abaixa na queda qualitativa pelo sobreoxidation induzido por paradas não programadas do processo e finalmente um melhora no uso do carro acumulador. Estas evoluções técnicas encontram-se com as exigências do custo – eficacia, da qualidade de produto melhorada e da mínima exigência de manutenção da equipe.
El trabajo actual se focalizó en mejorar la productividad de una línea de decapado continua de bobinas, por medio del análisis de diferentes estrategias de proceso, la detección de oportunidades de mejora y la implementación de los automatismos y controles realizados, para obtener los resultados. Los datos de proceso analizados, corresponden a productos de distintas características dimensionales y uso final, para detectar en cada caso las pérdidas de velocidad respecto a la máxima velocidad que permita obtener un optimo decapado. Las diferentes fases de la línea fueron separadas para detectar las causas de perdida de velocidad y dispersión en cada una de ellas durante el proceso. El estudio fue direccionado a determinar las velocidades óptimas de los carros acumuladores de la sección de entrada, durante el llenado y vaciado y disminución de los tiempos muertos de entrada, mediante un algoritmo que permite calcular la velocidad optima en función de la evolución del tiempo muerto de entrada. Además se realizo un seguimiento de la soldadura de unión de las bobinas de modo de poder automatizar los comienzos y fines de cada fase eliminando de esta forma la dispersión en cada una de ellas. El impacto de estas mejoras se reflejo en un aumento de la eficiencia neta de la línea, pasando de un 98% a un 108%, adicionalmente se logro una mejora en la caída cualitativa por el defecto de oxidación en interrupciones y una mejora en el uso del carro acumulador que minimizo las interrupciones por roturas en los mismos.
Palavras-chave
Mejora de productividad; Algoritmos de automatización suponiendo carros infinitos.
Melhoria da produtividade da linha de decapage; Algoritmos da automatização suposta dos carros infinitos.
Como citar
Luis, Desana josé;
Daniel, Cerutti;
Daniel, Rodriguez.
INCREMENTO DA PRODUTIVIDADE NO PROCESSO DECAPAGEM EM SIDERAR - PLANTA G. SAVIO
,
p. 199-207.
In: 44º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados e Revestidos,
Campos do Jordão - SP,
2007.
ISSN: 2594-5297
, DOI 10.5151/2594-5297-0020