ISSN 2594-5327
70º Congresso Anual da ABM — vol. 70, num.70 (2015)
Título
Autoria
DOI
Downloads
Resumo
O aumento da razão da carga transportada por eixo tem sido fundamental para redução dos custos do transporte ferroviário, exigindo rodas de maior resistência mecânica, mas com tenacidade assegurada. Uma das estratégias é se adicionar aos aços microadições (< 0,5 % em massa) de nióbio e ou vanádio, os quais, em solução sólida na austenita atrasam sua decomposição em produtos difusionais, elevando a resistência mecânica dos aços. Neste trabalho foram avaliados dois aços com 0,7%C microligados ou não ao nióbio e molibdênio e produzidos pela MWL Brasil para a fabricação de rodas ferroviárias segundo a classe D da AAR (Association of American Railroads). Foram realizados ensaios dilatométricos em regime isotérmico com um dilatômetro Bähr DIL 805A do Laboratório de Transformação de Fases da Escola Politécnica da USP e análises metalográficas por microscopia eletrônica de varredura e microscopia ótica. Observaram-se atrasos na cinética de transformação austenita/perlita através da microadição de nióbio e molibdênio na ordem de 4 vezes, uma diminuição do espaçamento interlamelar da perlita transformada a 600ºC da ordem de 15% e um pequeno aumento da dureza dos produtos de reação no aço microligado.
The increasing in the ratio load per wagon has been a fundamental subject to reduce the costs in railway transportation, requiring wheels with a higher strength and toughness. One of the strategies is to add small amounts of alloys (<0,5% in weight) of niobium and/or vanadium, wich in solid solution on austenite retards its decomposition increasing the strength of steels. In this work two steels with 0,7w% C microalloyed or not to niobium and molybdenum were casted and forged by MWL Brasil according to AAR Class D standard for railway wheels. Dilatometric measures in isothermal conditions were studied with a Bahr DIL 805A from Laboratório de Transformação de Fases of Escola Politécnica da USP and metallographic analysis made by SEM and optics microscopy. There were observed delays in the kinetics of austenite to pearlite transformation through niobium and molybdenum addition in order of 4 times, a decrease in order of 15% on pearlite interlamelar spacing transformed at 600ºC and a small increase in hardness of reaction products in the alloyed steel.
Palavras-chave
Aços microligados, Nióbio, Molibdênio, Dilatometria
Alloyed steels, Niobium, Molybdenum, Dilatometry
Como citar
Finamor, Felipe Pereira;
Fonseca, Solange Tamara da;
Minicucci, Domingos José;
Goldenstein, Hélio;
Sinatora, Amilton;
Mei, Paulo Roberto.
INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE NIÓBIO E MOLIBDÊNIO NA DECOMPOSIÇÃO ISOTÉRMICA DA AUSTENITA EM AÇO 0,7%C
,
p. 573-582.
In: 70º Congresso Anual da ABM,
Rio de Janeiro,
2015.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/1516-392X-26363