Anais do Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-ferrosos


ISSN 2594-5300

Título

INFLUÊNCIA DA BASICIDADE DA ESCÓRIA NA REDUÇÃO DO ÓXIDO DE CROMO PRESENTE EM POEIRAS GERADAS NA PRODUÇÃO DE AÇO INOXIDÁVEL

INFLUENCE OF THE SLAG BASICITY ON THE CHROMIUM OXIDE REDUCTION FROM STAINLESS STEELMAKING DUSTS

DOI

10.5151/2594-5300-0059

Downloads

Baixar Artigo 94 Downloads

Resumo

Este trabalho apresenta o estudo da influência da basicidade da escória gerada no processo de redução silicotérmica do óxido de cromo presente em resíduos siderúrgicos do processo de fabricação de aço inoxidável. Foram testadas as basicidades 0,5; 1 e 1,5. Para a realização do estudo, dois diferentes resíduos siderúrgicos de indústrias brasileiras foram testados, uma poeira (PM) e uma lama(LV). Experimentos de introdução de briquetes de resíduos com alto teor de cromo em aço líquido (1020) foram realizados na temperatura de 1600oC. Periodicamente foram recolhidas amostras de aço do banho para a determinação do teor de cromo das amostras. Um aparato experimental, em escala de laboratório, composto por um forno elétrico foi utilizado para a fusão dos reagentes (aço e briquete). Em função do resultado da análise química foram calculadas as frações de redução do óxido de cromo dos briquetes testados. Os resultados mostraram que a redução do óxido de cromo é favorecida para valores de basicidade superiores à unidade e que o teor de alumina da escória não influenciou o processo de redução da cromita do resíduo.

 

In this study two different wastes generated during Brazilian stainless steelmaking were tested. They were agglomerated in the briquette form mixed with FeSi75 and CaO. The CaO was added to adjust the final basicity respectively to 0.5; 1 and 1.5. Then six kinds of briquettes were performed and used. Tests were carried out in a laboratory piece of equipment where 1020 steel was melted at 1600oC under inert atmosphere. In each test one briquette of waste was introduced in liquid steel and steel samples were withdrawn periodically. The results shown that the chromium oxide reduction occurs at basicity equal or greater than one despite of the alumina content in the slag.

Palavras-chave

resíduo siderúrgico, CROMO, poeira, Lama, aciaria.

Wastes, Chromium, Dust, sludge, steel plant.

Como citar

Jorge, Pedro José Nolasco Sobrinho; Tenório, Alberto Soares. INFLUÊNCIA DA BASICIDADE DA ESCÓRIA NA REDUÇÃO DO ÓXIDO DE CROMO PRESENTE EM POEIRAS GERADAS NA PRODUÇÃO DE AÇO INOXIDÁVEL , p. 566-577. In: 36º Seminário de Fusão, Refino e Solidificação dos Metais - Internacional, Vitória, 2005.
ISSN: 2594-5300 , DOI 10.5151/2594-5300-0059