ISSN 2594-5327
61º Congresso Anual da ABM — vol. 61, num.61 (2006)
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Resumo
Recentemente uma nova classe de aços inoxidáveis martensíticos de baixo carbono tem recebido a atenção das principais indústrias mundiais produtoras de petróleo. Conhecida como Supermartensíticos, essa nova classe possui boa resistência à corrosão em ambientes de média agressividade (pCO2 = 20 bar; pH2S 0,005-0,05 bar e pH 3,5 – 4,5) e boa soldabilidade quando comparada aos tradicionais martensíticos. No entanto, a principal vantagem da utilização desses aços está na redução de custos, que podem chegar a até quatro vezes, se comparada aos aços inoxidáveis duplex. Os processos de soldagem no estado sólido, e de alta densidade de energia apresentam grandes vantagens para a aplicação em aços supermartensíticos, o primeiro por ser um processo rápido e eficiente quando utilizado consumível de mesma composição que o metal de base; o segundo por apresentar soldagem em único passe, com alta velocidade e pequena ou nenhuma distorção. Apesar de todos os esforços no controle do equilíbrio dos elementos de liga nos aços supermatensiticos, para evitar a formação de fase ferritica, ainda é possível encontrar ferrita -
The new high performance 13%Cr weldable supermartensitic stainless steels is finding increased applications in the oil and gas industry as an economical alternative to more expensive corrosion resistant alloy. The major concern with the 13%Cr steels is their weldability and the resultant mechanical and corrosion performance. When welding these material, High Density Low Vacuum Electron Beam Welding (LV-EBW) and Radial Friction Welding (RFW) processes offer a cost-effective technology to produce high quality welded supermartensitic alloy. It is being investigated as an alternative to conventional arc welding process and has recently been successfully applied to 13%Cr steels. Since ferrite is know as an undesirable in martensitic welded joints because the detrimental effect in the mechanical and fatigue properties, this work presents an association of the amount of ferrite with the local mechanical properties of supermartensitics welded joints produced by radial friction welding and electron beam welding. The mechanical evaluation was taken in radial friction welded pipe joints (14 mm thick, 146 mm outside diameter) and LV-EBW plates with 20 mm tick of 12Cr4,5Ni1,5Mo (medium alloy)
Palavras-chave
Aços Inoxidáveis supermartensíticos; Soldagem por feixe de elétrons; Soldagem por fricção radial; Quantificação de ferrita.
Supermartensitics stainless steels; Electrons beam welding; Radial friction welding; Ferrrite quantification.
Como citar
Pazzeto, Leonardo Celotto;
Alcântara, Nelson Guedes de;
Ribeiro, Celso Roberto.
INFLUÊNCIA DA QUANTIDADE DE FERRITA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS LOCAIS DE JUNTAS SOLDADAS DE AÇOS INOXIDÁVEIS SUPERMARTENSÍTICOS
,
p. 3194-3201.
In: 61º Congresso Anual da ABM,
Rio de Janeiro,
2006.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0359