Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

61º Congresso Anual da ABM vol. 61, num.61 (2006)


Título

INFLUÊNCIA DA RESISTÊNCIA AO SAGGING* DAS FOLHAS FINAS DE ALUMÍNIO NO PROCESSO DE BRASAGEM DE TROCADORES DE CALOR AUTOMOTIVOS

SAGGING RESISTENCE INFLUENCE ON THE ALUMINIUM FINE FOILS IN THE BRAZING PROCESS OF AUTOMOTIVE HEATER EXCHANGER

DOI

10.5151/2594-5327-0360

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Resumo

Este artigo estuda as causas da resistência ao Sagging (Curvatura) das folhas finas de alumínio na liga 3003, durante o processo de brasagem, material utilizado para fabricar aletas de trocadores de calor automotivos. Quando da utilização de matéria prima nacional observou-se uma redução na espessura do trocador (encolhimento) em cerca de até 30% das peças, gerada principalmente pela curvatura excessiva das aletas do trocador de calor, fenômeno inexistente no uso de material importado. O material de adição utilizado no processo de brasagem foi um Clad com teor de silício em torno de 10%. Esse artigo mostra a importância de aumentar a resistência ao sagging do material da aleta (diminuição da curvatura), na temperatura de brasagem a fim de diminuir o risco de encolhimento do trocador de calor. Nos resultados são apresentados a composição química das folhas por espectrometria de absorção atômica. Os tratamentos térmicos feitos nas folhas nacional a fim de aumentar a resitência ao sagging do material, o tamanho de grão das folhas antes e após ciclo de brasagem, as propriedades mecânicas das folhas, antes do processo de brasagem (mostrando o nível de encruamento), dureza antes da brasagem, ensaio de sagging feitos nos corpos de prova das folhas, simulando a deformação (curvatura) das aletas na temperatura de brasagem e a qualidade da junta brasada, através da análise metalográfica, antes e após tratamento térmico. Concluí-se nesse artigo que um tratamento térmico preliminar proporcionou uma melhoria significativa na resistência ao sagging das folhas de alumínio da liga 3003 nacional na temperatura de brasagem, eliminando o problema do encolhimento do trocador.

 

This article shows the causes of sagging resistence during the brazing process of Aluminium fine foil at alloy 3003. This material is used to make fin of automotive heater exchanger. When it was utilized national material raw was verified exchanger tchikness reduction (shrinkage) about 30% of parts. This was generated mainly by excessive curvature (low sagging resistence) of the heater exchanger fins. This phenomenon was abstent when imported raw material was utilized. The brazing material was a CLAD with 10% Silicon. This article shows yet the increasing sagging resistence importance of fin material (lower of curvature) at brazing temperature to lower the risk of heater exchanger shrinkage. In the results section are showed the chemical composition of the foils by atomic absorption spectrophotometer. The heat treatments done in the foils to increase the material sagging resistance, the grain size foils before and after the brazing cycle. The foil mechanical properties (showing the strain hardening), the hardness before brazing cycle, sagging resistance test done in the foil specimen simulating the deformation (curvature) of fin at brazing temperature and the brazed joint quality by metalograph analysis before and after heat treatment. In Conclusion in this article that a preliminary heat treatment provided a considerable betterment on the sagging resistance aluminum foils alloy 3003 at brazing temperature eliminating the shrinkage problem.

Palavras-chave

Alumínio; Brasagem; Sagging; Tratamento térmico

Aluminium; Brazing; Sagging; Heat treatment

Como citar

Paula, Jânio Tadeu de; Buschinelli, Augusto J. A.. INFLUÊNCIA DA RESISTÊNCIA AO SAGGING* DAS FOLHAS FINAS DE ALUMÍNIO NO PROCESSO DE BRASAGEM DE TROCADORES DE CALOR AUTOMOTIVOS , p. 3202-3213. In: 61º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, 2006.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0360