Anais do Seminário de Laminação, Conformação de Metais e Produtos


ISSN 2594-5297

49º Seminário de Laminação vol. 49, num.49 (2012)


Título

INFLUÊNCIA DE DEFEITO SUPERFICIAL ORIGINADO NO BANHO DE ZINCO POR IMERSÃO A QUENTE, DENOMINADO GRÃO DE ZINCO, NAS APLICAÇÕES EM PEÇAS EXPOSTAS PARA SEGMENTO AUTOMOTIVO

INFLUENCE OF SURFACE DEFECT COMING FROM HOT DIP GALVANIZED ZINC BATH, CALLED GRAIN ZINC, FOR AUTOMOTIVE OUTER PANELS

DOI

10.5151/2594-5297-22551

Downloads

Baixar Artigo 319 Downloads

Resumo

Este trabalho teve como principal objetivo propor alterações no critério de julgamento de qualidade para o defeito superficial denominado Grão de Zinco, em bobinas galvanizadas por imersão a quente, através da análise técnica dos resultados obtidos com o uso interno da prensa de estampagem da ArcelorMittal VEGA. A análise do julgamento de qualidade do defeito Grão de Zinco após o teste com a prensa de estampagem permitiu concluir que o alongamento aplicado no Laminador de Encruamento da Linha de Galvanização por Imersão a quente é diretamente proporcional a nocividade do defeito Grão de Zinco após estampagem Interna, esta conclusão possibilitou o surgimento de uma nova variável a somar-se com as demais na tratativa de bobinas bloqueadas pelo defeito, resultando em ganhos na redução do tempo de tratativa de bloqueios por este defeito bem como reduções no próprio volume de bloqueio.

 

This study has a proposal to do some changes of zinc grain quality criteria in hot dip galvanized coils, through the technical analysis results collected after use of ArcelorMittal VEGA press machine. The analysis has showed the direct influence of HDG skin pass elongation on the consequence of zinc grains gravity.

Palavras-chave

Grão de zinco; Prensa de estampagem; Indústria automotiva; Laminador de encruamento.

Zinc grain; Press stamp; Automotive segment; Skin pass mill.

Como citar

Lopes, Alexandre Rocha. INFLUÊNCIA DE DEFEITO SUPERFICIAL ORIGINADO NO BANHO DE ZINCO POR IMERSÃO A QUENTE, DENOMINADO GRÃO DE ZINCO, NAS APLICAÇÕES EM PEÇAS EXPOSTAS PARA SEGMENTO AUTOMOTIVO , p. 298-309. In: 49º Seminário de Laminação, Rio de Jabeiro, 2012.
ISSN: 2594-5297 , DOI 10.5151/2594-5297-22551