Anais do Seminário de Laminação, Conformação de Metais e Produtos


ISSN 2594-5297

Título

INFLUÊNCIAS DA LUBRIFICAÇÃO DE CILINDROS NO LTQ DA COSIPA

INFLUENCES OF THE ROLL LUBRICATION ON THE COSIPA ́S HSM1

DOI

10.5151/2594-5297-0006

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Resumo

A adoção da lubrificação de cilindros na laminação de tiras a quente tem sido uma opção escolhida por muitos laminadores em todo o mundo como contribuição para minimização de custos e otimização de processo. A aplicação da mistura lubrificante de água e óleo de laminação pode ser realizada através de variadas configurações de e- quipamento e princípios de processo, sempre visando a redução do atrito entre cilindro e tira laminada na sua zona de contato. Comumente, a referida mistura lubrificante tem sido diretamente aplicada na superfície dos cilindros de trabalho, ou de forma indireta na mesa dos cilindros de encosto, ou ainda em ambos os cilindros de trabalho e encos- to simultaneamente. O presente texto aborda uma breve e básica revisão conceitual do fenômeno do atrito de laminação na zona de contato cilindro x tira, uma descrição sucinta do atual Sistema de Lubrificação de Cilindros (SLC) do Laminador de Tiras a Quente (LTQ) da COSIPA e uma avaliação das principais influências obtidas com o uso da mencionada lubrificação, especialmente nos aspectos da redução da força de lami- nação, do consumo de energia e do desgaste de cilindros.

 

The adoption of the lubrication of the rolls in the hot strip rolling has been an option adopted by a lot of mills around the world as a contribution to minimize costs and to optimize the process. The application of the lubricant mixture of wa- ter and rolling oil can be executed by many equipment configurations and proc- ess principles, always taking aim at the reduction of the friction between the roll and the rolled strip on to contact zone. Commonly, the aforesaid lubricant mixture has been directly applied on the work roll surface, or in a not direct way on the back-up roll barrel, or yet on the both work and back up rolls simultaneously. The present text approaches a brief and basic conceptual revision about the rolling friction phenomenon on the roll x strip contact zone, a short description of the used Roll Lubrication System (RLS) of the Hot Strip Mill (HSM) of the COSIPA and an evaluation of the main influences got with the usage of the aforesaid lubrica- tion, specially including aspects of rolling force reduction, energy consumption and roll wear.

Palavras-chave

Laminação de tiras a quente, Lubrificação de Cilindros de Tiras a Quente, Força de Laminação, Desgaste de cilindros, Carepa de Cilindros, Banding.

Hot strip rolling, Lubrication of the Hot Rolled Strip Rolls, Roll- ing Force, Roll wear, Rolled in Scale, Banding.

Como citar

Vallim, Pedro Segundo da Silva; Yamanaka, Nelson Yasuo; Silveira, José Herbert Dolabela da; Júnior, Maurício Patrocínio; Mourão, Frederico de Castro; Tavares, Marcelo Gallagi. INFLUÊNCIAS DA LUBRIFICAÇÃO DE CILINDROS NO LTQ DA COSIPA , p. 49-63. In: 41º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados Revestidos, Joinville - SC, 2004.
ISSN: 2594-5297 , DOI 10.5151/2594-5297-0006