Seminário de Logística, Suprimentos e PCP


ISSN 2594-360X

38° Seminário de Logística vol. 38, num.38 (2019)


Título

INOVAÇÃO NO PROCESSO DE PEAÇÃO DE BOBINAS DE AÇO EM CONTÊINERES – ELIMINAÇÃO DE MADEIRAS – 2ª FASE

INNOVATION IN THE PROCESS OF LASHING OF STEEL COILS IN CONTAINERS - ELIMINATION OF WOODS – 2ND PHASE

DOI

10.5151/2594-360X-33581

Downloads

Baixar Artigo 303 Downloads

Resumo

Em busca de uma solução para a mitigação dos riscos aos quais os empregados da empresa Sepetiba Tecon S/A ficam expostos, redução dos custos, eliminação do consumo de madeira e da utilização do brometo de metila (substância que agride a camada de ozônio, utilizada no processo de tratamento da madeira para exportação), buscou-se inovar o processo de peação de bobinas com eixo horizontal e vertical até 13 toneladas, dando continuidade ao processo iniciado em 2017. Para isso, foi elaborado o projeto que substituiu toda a madeira utilizada na peação (travamento da carga) por cintas com filamentos de poliéster de alta tenacidade e polipropileno homopolímero, tornando o processo sustentável, seguro e mais eficiente.

 

In search of a solution to mitigate the risks to which SEPETIBA TECON S / A employees are exposed, reduce costs, eliminate wood consumption and use of methyl bromide (ozone depleting substance in the process of treatment of wood for export), we sought to innovate the process of lashing horizontal and vertical axis coils reels up to 13 tons, continuing the process started in 2017. For this, the project was designed that replaces all wood used in the lashing (load locking) by straps with polyester filaments of high tenacity and homopolymer polypropylene, making the process sustainable, safe and more efficient.

Palavras-chave

Segurança; Sustentabilidade; Logística; Gestão

Safety; Sustainability; Logistics; management

Como citar

Arruda, Rodrigo Jorge dos Santos; Motta, Sergio da Cunha; Gonçalves, Marcelo Xavier. INOVAÇÃO NO PROCESSO DE PEAÇÃO DE BOBINAS DE AÇO EM CONTÊINERES – ELIMINAÇÃO DE MADEIRAS – 2ª FASE , p. 79-85. In: 38° Seminário de Logística, São Paulo, 2019.
ISSN: 2594-360X , DOI 10.5151/2594-360X-33581