ISSN 2594-360X
26º Seminário de Logística, PCP, Suprimentos Transportes — vol. 26, num.26 (2007)
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Resumo
Com o aumento da produção de inox de 100.000t/ano para 300.000t/ano, em função dos investimentos realizados em 1996, iniciou-se um novo desafio para a logística da Acesita no que tange ao atendimento ao mercado externo. A exportação dos produtos da Acesita normalmente utiliza o modal marítimo, considerando a proximidade dos portos de Vitória e Rio de Janeiro, bem como, a facilidade de acesso pelo modal ferroviário através da EFVM. Em 2001, com a mudança da configuração industrial da Acesita, ou seja, o foco no produto inox e silício, a América Latina passou a ser um mercado prioritário, sendo o Mercosul e Chile mercados alvo. Neste sentido, buscou-se identificar e desenvolver a melhor forma de transporte para assegurar um atendimento de qualidade aos clientes, sendo esta uma estratégia de fidelização e crescimento do volume. Foram desenvolvidas experiências com os modais marítimo e ferroviário, porém a melhor logística adotada para a garantia do atendimento aos clientes foi através do modal rodoviário. Este processo trouxe um crescimento do volume da Argentina de 11.200t em 2002 para 30.500t em 2006, acompanhando a recuperação da economia local, e do Chile de 1.272t para 5.000t em 2006, bem como, uma melhoria na margem da Acesita, com o direcionamento de produtos para o mercado da Argentina e Chile. A exportação através do modal rodoviário, permitiu o desenvolvimento da logística de importação do Trióxido de Molibdênio do Chile, representando redução de estoque e custo logístico.
With the increase of the production of inox of 100.000t/ano for 300.000t/ano, in function of the investments carried through in 1996, a new challenge for the logistic one of the Acesita was initiated in that it refers to the attendance to the external market. The exportation of the products of the Acesita normally uses the maritime modal, considering the proximity of the ports of Vitória and Rio de Janeiro, as well as, the easiness of access for the railroad modal through the EFVM. In 2001, with the change of the industrial configuration of the Acesita, or either, the focus in the product inox and silicon, Latin America started to be a with priority market, being the Mercosur and Chile the target market. In this direction, one searched to identify and to develop the best form of transport to assure an attendance of quality to the customers, being this a strategy to became faithful customers and growth of the volume. Experiences with maritime and railroad modal had been developed, however best the logistic one adopted for the guarantee of the attendance the customers was through the road modal. This process brought a growth of the volume of Argentina of 11.200t in 2002 for 30.500t in 2006, following the recovery of the local economy, and the Chile of 1.272t for 5.000t in 2006, as well as, an improvement in the edge of the Acesita, with the aiming of products for the market of Argentina and Chile. The exportation through the road modal, allowed the development of logistic of importation of the Trioxide of Molybdenum of Chile, representing the reduction of supply and logistic cost.
Palavras-chave
Logística integrada; Atendimento a clientes; Crescimento do volume.
Integrated logistic; Attendance the customers; Growth of the volume.
Como citar
Pereira, Anaile Albertini;
Zanini, Angelo Jose;
Hanaoka, Erica Rabelo;
Giudice, Ferdinando M. D. P.;
Brasso, Fernanda;
Araujo, Mauricio Castro.
LOGÍSTICA INTEGRADA POR VIA RODOVIÁRIA PARA MERCOSUL E CHILE – ACESITA
,
p. 282-291.
In: 26º Seminário de Logística, PCP, Suprimentos Transportes,
Vitória,
2007.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360x-0030