ISSN 2594-5327
62º Congresso anual da ABM — vol. 62, num.62 (2007)
Título
DOI
Downloads
Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo conhecer a percepção dos atores sociais envolvidos no projeto “Mesa Brasil” desenvolvido pelo SESC, na cidade de Taubaté no estado de São Paulo. Para compor este estudo foi, primeiramente, realizada uma revisão da literatura para melhor compreensão do tema. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi do tipo exploratória, utilizando como instrumento para coleta de dados entrevista semi-estruturada e análise documental. Foram entrevistados os responsáveis pelo projeto, os responsáveis pelas instituições beneficiadas e os beneficiários diretos. A amostra foi composta por 9 pessoas, sendo três representantes das instituições atendidas pelo programa Mesa Brasil, três indivíduos beneficiados diretamente pelas mesmas e três representantes da instituição SESC. Os resultados foram categorizados tendo como base a revisão da literatura e a análise do conteúdo obtido nas entrevistas. Os principais resultados apontam para a percepção de que esse programa tem papel relevante na vida das pessoas carentes e das instituições por ele assistidas, e pode se dizer que é o elo de ligação entre os empresários e a população carente, fazendo com que as ações sejam uma realidade. A projeção aos empresários que participam do projeto não é tão evidente na comunidade geral, o que leva à hipótese da doação estar mais relacionada ao exercício da cidadania do que no marketing empresarial. O papel do SESC como idealizador e mediador do processo trás também credibilidade ao projeto.
This paper has as its principal aim to get to know the perceptions of the social actors involved in the project “Mesa Brazil” developed by SESC, in Taubaté, a town in the state of Sao Paulo. To develop this study first a literary review was done for a better understanding of the theme. The qualitative research was exploratory and, for collecting the data, a semi-structuralized interview and a documentary analyses were used. The responsible for the project, the responsibles for the benefited institutions and the direct beneficiaries were interviewed. The sample was composed by nine people in which three were representatives of the institutions, three were beneficiaries of the institutions and three were SESC’s employees. The results were classified according to the literary review and according to the analyses of the contents of the interviews. The main results showed the perception that this program is a relevant matter in the lives of the people in need and also in the benefited institutions, and it is possible to say it is the connection among people in need and the business men, what makes that the actions turn into reality. It is not evident among the community the increase in the popularity of the business men that take part into the project what leads us to the hypothesis that the donations are more closely related to citizenship than to business marketing. SESC being the organizer and the intermediary of the process also brings credibility to the project.
Palavras-chave
Responsabilidade social; Cidadania; Projeto Mesa Brasil.
Social responsibility; Citizenship; Mesa Brazil project.
Como citar
Orioli, Maria Regina;
Tadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues;
Oliveira, Adriana Leônidas de.
MAPEAMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADANIA SESC TAUBATÉ: Um estudo de Caso do Projeto Mesa Brasil
,
p. 2387-2395.
In: 62º Congresso anual da ABM,
Vitória,
2007.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0257