Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

64º Congresso Anual da ABM vol. 64, num.64 (2009)


Título

MAPEAMENTO DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DAS PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS DO VALE DO PARAÍBA PAULISTA

ESSENTIAL COMPETENCE MAP FROM SMALL, MEDIUM AND LARGE-SIZED COMPANIES FROM VALE DO PARAÍBA PAULISTA

DOI

10.5151/2594-5327-15185

Downloads

Baixar Artigo 85 Downloads

Resumo

Centrado nos conceitos de competência, o presente trabalho teve como objetivo identificar as competências essenciais das grandes empresas (grupo 1) com as pequenas e médias empresas (grupo2) ambas do vale do Paraíba paulista e verificar as semelhanças e diferenças entre estas empresas. O método utilizado foi o levantamento de dados, com uma abordagem qualitativa, com uma amostra constituída de oitenta e sete empresas, sendo trinta e quatro empresas pertencentes ao grupo 1 e cinqüenta e três ao grupo 2. Os resultados obtidos revelaram que essas empresas apresentam em comum as competências que identificam as responsabilidades com o meio ambiente bem como com questões éticas, o relacionamento interpessoal, a qualidade do produto, a criatividade, a capacidade de aprender, a atenção e a orientação para o cliente e as diferenças encontradas nas grandes empresas, mostram uma importância em ter uma sintonia com o cliente e que o funcionário sinta-se seguro no emprego. Nas pequenas e médias empresas as diferenças estão na agilidade, em uma visão política e no funcionário engajar-se com os objetivos da organização. Concluiu-se que apesar das diferenças das empresas do grupo 1 e grupo 2 por número de funcionários, elas possuem em comum algumas competências essenciais que mostram um perfil para os funcionários do vale do Paraíba paulista.

 

Centered in the concepts of competence, this work has the objective of: - identifying the essentials competences from big (group 1) with small and medium (group 2) sized companies, both groups are from “Vale do Paraíba” and;- verifying the differences and similarities between these companies.The used method was a data survey with qualitative approach in a sample of eighty seven companies. Thirty four companies belong to group one and fifty three to group two. The results showed that companies have in common the competences that identify responsibilities with the environment such as moral questions, interpersonal relationship, product quality, creativity, learning ability and the orientation and attention to customer. The differences founded in the big companies are mainly the importance of having a good relationship with the customer and to make sure the employees feel confident with their job. In the medium and small companies, the differences founded are agility (political vision and the employees commitment to their job). Despite of the difference of employees number between companies from groups 1 and 2, it was concluded that they have some competences in common which show a profile to the “Vale do Paraíba” employees.

Palavras-chave

Competências; Competências essenciais; Competências profissionais.

Competence; Essential competence; Professional competence.

Como citar

Pinto, Bruna Maria Godoy; Tadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues; Lopes, Marcelo Dias. MAPEAMENTO DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DAS PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS DO VALE DO PARAÍBA PAULISTA , p. 3082-3091. In: 64º Congresso Anual da ABM, Belo Horizonte, 2009.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-15185