ISSN 2594-5297
44º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados e Revestidos — vol. 44, num.44 (2007)
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Resumo
O defeito “colamento” nos aços inoxidáveis ferríticos está associado à presença de cavidades nos cilindros de trabalho, geralmente provocadas pelo desprendimento de particulado da borda da bobina. No caso do processo em laminador Sendzmir, este defeito torna-se mais crítico pelos sucessivos bobinamentos e desbobinamentos da operação, provocando mais cavidades entre as espiras das bobinas. Uma variante deste mecanismo, relacionado ao defeito “esfoliação”, foi proposta para execução do estudo. O trabalho desenvolveu-se em duas frentes. A primeira consistiu no levantamento de dados da linha industrial. Foram correlacionados os defeitos “colamento” e “esfoliação” em função do alinhamento entre eles, devidamente registrado nos mapas de inspeção. A segunda etapa foi executada em laboratório. Através de amostras de bobinas laminadas a quente, recozidas e decapadas, com e sem o defeito “esfoliação”, verificou-se a intensidade e dimensão dos particulados desprendidos durante o processo de laminação piloto. Observou- se uma acentuada perda de massa das amostras com o defeito, comparadas às isentas deste. Em seguida, laminou-se uma partícula entre os cilindros do laminador piloto, evidenciando a formação de uma cavidade no cilindro de trabalho, mesmo sendo este mais duro que a partícula. Os resultados deste desenvolvimento permitiu um trabalho preventivo de análise e alocação prévia de bobinas com o defeito “esfoliação”, evitando a formação do “colamento”, reduzindo de qualidade por este motivo.
The mechanical defect impressed on the surface of ferritics stainless steel is associated with the presence of holes in the work rolls, generally caused by particles unfastening of the coils edge. On Sendzimir rolling process, this defect becomes critical for the successive coiling and uncoiling, causing some others mechanical marks between the sheets. Another way to form this mechanism, related to the defect "peeling", was proposed for this study. The work was developed in two steps. The first one consisted of data collecting at industrial line. The mechanical marks and “peeling” was correlated as a function of the alignment between them, as reported on inspection maps. The second stage was done in laboratory. Some samples of hot rolled, annealed and pickled coils, with and without the “peeling” defect were used. It was verified the intensity and dimension of the particles left during rolling pilot process. It was observed much more weight loss of the samples with the defect, compared with the others without. After that, a particle was plated between the work rolls of the pilot mill, making a hole on it, since this being hardest than the particle. The results of this development allowed a preventive work analysis and previous allocation of coils with the “peeling” defect, preventing the other defect as mechanical mark, and reducing quality loss at the industrial lines for this reason.
Palavras-chave
Laminação; Colamento; Esfoliação.
Rolling; “Peeling”; Defect.
Como citar
Coimbra, Diogo de Souza;
Labiapari, Wilian da Silva;
Batista, José Carlos;
Alcântara, Cláudio Moreira de;
Mota, José Romário de Freitas;
Pascoal, Braúlio Alexandre Dias.
MECANISMO DE FORMAÇÃO DO DEFEITO “COLAMENTO” CAUSADO POR “ESFOLIAÇÃO”
,
p. 189-198.
In: 44º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados e Revestidos,
Campos do Jordão - SP,
2007.
ISSN: 2594-5297
, DOI 10.5151/2594-5297-0019