ISSN 2594-5327
61º Congresso Anual da ABM — vol. 61, num.61 (2006)
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Resumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a filosofia do projeto e os resultados da implantação do sistema de medição contínua do nível de Gusa nos Carros Torpedo (CT) da área dos Altos- Fornos da CST. O sistema implementado utilizou dispositivos radares, uma tecnologia que tem ganhado popularidade em medições que exigem alta confiabilidade e baixos índices de manutenção, substituindo métodos antigos de medição. A implantação deste projeto objetivou a melhoria na qualidade da medição existente, eliminando o fator sensibilidade do operador, permitindo uma operação com melhor desempenho, menor variabilidade, maior segurança operacional e proporcionando ainda um acompanhamento histórico das medições pelo sistema de controle dos Altos-Fornos.
The pig iron level measurement in the torpedo car is very important, once the guaranty of the proper level allows a better control of the operation, providing important parameters to the process. The implemented system used radar devices, a technology that has been gaining popularity, replacing the outdated methods, offering high performance and low maintenance. This article shows the philosophy of the project and some results of the continuous level measurement system implemented, which enabledimprovement in the quality of the measurement, eliminating the operator's sensibility in the process and permitting an operation with a better performance, less variability and safety.
Palavras-chave
Medição de nível; Dispositivos radares; Carro torpedo.
Level Measurement; Non-contact microwave sensors; Torpedo car.
Como citar
Ferreira, Célio Geraldo;
Santos, Jeovane Moreira dos;
Lima, Marco José Barreto de O.;
Cruz Júnior, Roberto da;
Lobão, Tiago Assereuy;
Loyola, Washington Pereira;
Faria, Jorge Adelino de;
Novaes, José Antônio Pereira.
MEDIÇÃO CONTÍNUA DO NIVEL DE GUSA DOS CARROS TORPEDO DA ÁREA DOS ALTOS-FORNOS DA CST COM APLICAÇÃO DE DISPOSITIVOS RADARES
,
p. 1713-1721.
In: 61º Congresso Anual da ABM,
Rio de Janeiro,
2006.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-2005-14394-0197