Anais do Seminário de Laminação, Conformação de Metais e Produtos


ISSN 2594-5297

Título

MELHORIA E MODERNIZAÇÃO DA LINHA DE ESTANHAMENTO ELETROLÍTICO N° 1 DA CSN

MELHORIA E MODERNIZAÇÃO DA LINHA DE ESTANHAMENTO ELETROLÍTICO N° 1 DA CSN

DOI

10.5151/2594-5297-0034

Downloads

Baixar Artigo 54 Downloads

Resumo

Tendo em vista a demanda de folhas metálicas no mercado e a alta taxa de ociosidade da LEE-1, em virtude de suas limitações tecnológicas que não permitiam o processamento de produtos conforme necessidades dos clientes, a CSN decidiu realizar um trabalho de modernização da mesma visando adequação do mercado. A estratégia adotada foi de primeiramente estudar o aproveitamento de equipamentos disponíveis na CSN, modernizando-os ou adaptando-os as condições necessárias ao objetivo principal de processar materiais de menor espessura, precisão e comprimento de corte. Como resultado deste trabalho preliminar foi decidido a transferência de toda a seção de corte da LEE- 6 (denominada TR-6) para a LEE-1, substituindo o conjunto original de tesoura e classificador. Foram reprojetados novos empilhadores de folhas e idealizado um novo sistema de controle para permitir a comunicação da seção de corte com a parte existente da linha. Uma nova sala elétrica foi construida para abrigar os novos painéis e os relocados da LEE-6. O corpo técnico da CSN, assumiu toda a responsabilidade funcional do empreendimento, administrando contratos específicos para cada segmento técnico da obra - projeto, obras civis, montagem mecânica, novos equipamentos, construção de painéis e softwares - com o envolvimento de 11 prestadores de serviço. Com isso obtivemos um bom resultado da obra, que foi executada em curto espaço de tempo, em condições de segurança e com bom desempenho operacional da linha após a execução das modificações . Como benefícios podemos citar a disponibilidade da LEE#1 para atendimento das exigências do mercado, com o acréscimo de produção em aproximadamente 25.000 toneladas/ano de folhas metálicas. Também, a opção que elegemos de administrar diretamente a obra, não sendo utilizado o contrato na modalidade “turn key”, proporcionou sensível redução no custo do investimento com maior engajamento do pessoal próprio da empresa, resultando em enriquecimento profissional a todos os envolvidos no empreendimento.

 

Tendo em vista a demanda de folhas metálicas no mercado e a alta taxa de ociosidade da LEE-1, em virtude de suas limitações tecnológicas que não permitiam o

Palavras-chave

estanhamento, eletrolítico

Como citar

SABENÇA, SILVIO DE CARVALHO; ESBERARD, EDUARDO; SANTOS, IVAN ESAÚ DOS; GAMA, AGNELO MAGALHÃES; OLIVIERA, SERSON DE. MELHORIA E MODERNIZAÇÃO DA LINHA DE ESTANHAMENTO ELETROLÍTICO N° 1 DA CSN , p. 327-344. In: 41º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados Revestidos, Joinville - SC, 2004.
ISSN: 2594-5297 , DOI 10.5151/2594-5297-0034