ISSN 2594-360X
34º Seminário de Logística — vol. 34, num.34 (2015)
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Resumo
O desempenho econômico de uma ferrovia é reflexo, principalmente, da qualidade da via onde circulam os trens e da frequência de manutenções necessárias. A manutenção da via permanente tem um custo significativo, principalmente quando se faz necessária a reposição de trilhos. Além disso, uma linha férrea interditada impacta diretamente nas condições de segurança e nos custos operacionais de uma empresa. Conseguir uma via permanente satisfatória é um dos mais complexos assuntos discutidos na literatura ferroviária. Em regiões sob convertedores de aciarias, a manutenção de linhas férreas se torna ainda mais complexa devido a projeção de material incandescente, com temperaturas que chegam a atingir 1.300ºC. Os meios tradicionais de fixação de dormentes com olhais e grampos elásticos não resistem aos efeitos destas temperaturas, comprometendo a fixação dos trilhos, ficando estes susceptíveis a deformações excessivas e, consequentemente, sujeitos a constantes quebras. Como o trilho é o componente mais importante da superestrutura ferroviária, sendo o principal elemento de suporte e guia dos veículos e representando o maior custo dentre os elementos da via, ampliar sua vida útil representa reduções significativas de custo e impactos operacionais.
The economic performance of a railroad is mainly based on the railway quality and the maintenance frequency. The costs of the railway maintenance could be significant, specially, when the rail replacement is required. Furthermore, a restricted railway has direct impact on safety conditions and operational costs of a company. The achievement of having a satisfactory railway is a complex subject still discussed on the railroad literature. Underneath the Blast Oxygen Furnaces - BOFs, the railway maintenance becomes more complex, due to incandescent material projection, with temperatures that can reach 1300°C. The traditional way to fasten the crossties (sleepers) with elastic rail clips does not support the high temperature effect, compromising the rail fixation, deformation and, consequently, becoming more susceptible to break. Whereby the rail is the main component of the railroad, being the major element to support and guide the vehicles, besides, being the one with the highest cost, extending its lifetime represents significant costs reduction and operational impact.
Palavras-chave
Trilho, Dormentes, Altas temperaturas, Fixações
Rail, Sleepers, High temperatures, Fastening systems
Como citar
Curcio, Fernanda Simões Ribeiro;
Will, José Paulo de Siqueira de Lima;
Oliveira, Luiz Carlos de;
Moraes, Moises de Bortoli.
MELHORIA NO PROCESSO DE TRAVAMENTO DOS TRILHOS SOB OS CONVERTEDORES
,
p. 40-46.
In: 34º Seminário de Logística,
Rio de Janeiro,
2015.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/5555-5555-26887