Anais do Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-ferrosos


ISSN 2594-5300

Título

MELHORIA NO PROCESSO DE VAZAMENTO COM FOCO EM REDUÇÃO DE PASSAGEM DE ESCÓRIA

IMPROVEMENT IN TAPPING PROCESS TO AVOID SLAG CARRY-OVER

DOI

10.5151/1982-9345-31722

Downloads

Baixar Artigo 1121 Downloads

Resumo

O aumento da demanda por aços com maior nível de qualidade com faixas químicas cada vez mais restritas e que sejam produzidos com custos cada vez menores, levam os aciaristas a buscar melhorias nos processos de produção. Evitar a passagem de escória do conversor para a panela de aço no final de vazamento é essencial para atingir altos níveis de qualidade com redução nos custos durante o processo de refino secundário. O foco deste trabalho é o de apresentar as melhorias realizadas no processo de vazamento de corridas nos conversores da Ternium-Br que resultaram em redução do pick-up de P e consequentemente no índice de desvios de composição química.

 

The emerging demands for higher quality steels with narrow chemical bands and lower production costs call steelmakers to improve production processes. The avoidance of BOF slag carry-over to teeming ladle is essential to archive high quality grades and reducing costs in secondary metallurgy. The main target of this paper is to show improvements made at Ternium-Br in BOF tapping process that resulted in less P pick-up and reduction of chemical deviation.

Palavras-chave

Passagem de escória; Vazamento de corridas; Conversor.

Slag carry-over; Tapping; BOF.

Como citar

Cerchiari, Bruno Suveges; Piller, Fábio Ferreira Coutinho. MELHORIA NO PROCESSO DE VAZAMENTO COM FOCO EM REDUÇÃO DE PASSAGEM DE ESCÓRIA , p. 473-480. In: 49° Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-Ferrosos, São Paulo, 2018.
ISSN: 2594-5300 , DOI 10.5151/1982-9345-31722