Anais dos Seminários de Redução, Minério de Ferro e Aglomeração


ISSN 2594-357X

Título

METODOLOGIAS PARA ESCALONAMENTO DE MOINHOS PARA PRODUÇÃO DE PELLET FEED: DESAFIOS, AVANÇOS E DESENVOLVIMENTOS NO PROJETO DO MANGANÊS DO AZUL

BALL AND ROD MILL SCALE UP FOR PRODUCTION OF PELLET FEED: CHALENGES AND DEVELOPMENTS FOR THE AZUL MANGANESE ORE

DOI

10.5151/2594-357X-17484

Downloads

Baixar Artigo 119 Downloads

Resumo

O projeto de produção de pellet feed de manganês da Vale propiciou uma série de oportunidades para desenvolvimento e aprimoramento de metodologias e técnicas de escalonamento de moagem. O projeto contemplou ensaios de moagem com cylpebs e barras de diversas amostras de minério de manganês, tanto em escala de bancada como em escala piloto. Com base neste trabalho experimental, o procedimento de Herbst-Fuerstenau para escalonamento de moagem convencional foi aprimorado. Uma nova técnica de escalonamento de moinhos de barras também foi desenvolvida e testada. Aspectos relacionados à geração de superfície específica e à reologia da polpa de minério de manganês foram estudados.

 

Vale’s manganese pellet feed project has provided with a unique opportunity for development and improvement of scale up procedures and the associated laboratory methodologies. A number of batch and pilot scale tests were carried out for several samples of manganese ore. Based on the extensive experimental work the experimental procedure for the Herbst-Fuerstenau scale up procedure was improved. Also, a new technique for scaling up rod mills was developed and validated. Some aspects related to the generation of specific surface and pulp rheology were also studied.

Palavras-chave

Moagem; Escalonamento; Moinho de barras; Superfície específica.

Grinding; Scale up; Rod mill; Specific surface.

Como citar

Schneider, Claudio Luiz; Porfiro, Delciane; Emrich, Marcus; Souza, Helder Silva. METODOLOGIAS PARA ESCALONAMENTO DE MOINHOS PARA PRODUÇÃO DE PELLET FEED: DESAFIOS, AVANÇOS E DESENVOLVIMENTOS NO PROJETO DO MANGANÊS DO AZUL , p. 466-480. In: 40º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas e 11º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro, Belo Horizonte, 2010.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357X-17484