Anais dos Seminário de Energia, Utilidades e Gases Industriais


ISSN 2594-3626

Título

MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS DE ACIDENTE EM SISTEMAS QUE UTILIZAM MISTURAS RICAS EM OXIGÊNIO

MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS DE ACIDENTE EM SISTEMAS QUE UTILIZAM MISTURAS RICAS EM OXIGÊNIO

DOI

10.5151/2594-3626-0021

Downloads

Baixar Artigo 48 Downloads

Resumo

Em condições inadequadas, o oxigênio pode reagir com muitos materiais, mesmo àqueles comumente utilizados na construção de uma instalação industrial. Uma operação segura depende não apenas de um bom projeto, mas também da observação de parâmetros de controle de riscos durante todas as operação e manutenção do sistema. Durante a substituição de máquinas, equipamentos e tubulações, cuidados especiais deverão ser tomados com tipo de material que será utilizado. A etapa de limpeza do sistema, antes de colocá-lo em operação, também é uma etapa importante que requer atenção especial para o uso um solvente adequado e remoção de todo e qualquer corpo estranho, principalmente material metálico particulado. A utilização prática das técnicas conhecidas para eliminar os riscos associados à utilização do Oxigênio evitará acidentes que podem resultar em sérias lesões aos empregados e até mesmo grandes prejuízos materiais.

 

The mechanisms for initiation of the reaction for the oxigen with a material includes: mechanical impact, particles of foreign material at velocities that ignite by impact or rubbing on a container or pipe wall. In some cases a kindling chain of events occurs, in which a relatively easily ignited material (e.g., hydrocarbon) ignites, and the heat release, in turn, ignites a metal material.

Palavras-chave

Acidente, riscos, Oxigênio.

Accident, Risks, Oxygen

Como citar

Santos, Ronaldo Santana. MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS DE ACIDENTE EM SISTEMAS QUE UTILIZAM MISTURAS RICAS EM OXIGÊNIO , p. 197-202. In: 26º Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades - Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais, São Paulo, 2005.
ISSN: 2594-3626 , DOI 10.5151/2594-3626-0021