Anais do Seminário de Automação & TI


ISSN 2594-5335

Título

MODELAGEM CAIXA PRETA DA ESPESSURA DE SAÍDA DE UM LAMINADOR SENDZIMIR

BLACK BOX MOLDING OF A SENDZIMIR MILL EXIT THICKNESS

DOI

10.5151/2594-5335-0041

Downloads

Baixar Artigo 155 Downloads

Resumo

Apresenta-se uma aplicação das técnicas de identificação no cálculo da espessura de uma tira de aço ao silício laminada à frio em um laminador do tipo Sendzimir, na linha de laminação à frio de aços siliciosos da Acesita. O método utilizado será o de modelagem caixa preta. O processo de laminação será representado por um modelo polinomial auto-regressivo com entradas externas (ARX do inglês auto regressive with exogenous inputs). Os dados foram coletados à uma taxa de amostragem de 20 ms, durante a laminação de uma tira de silício, cuja espessura estava sendo reduzida de 1060 μm para 680 μm. Amostrou-se variáveis do processo envolvidas na redução da espessura da tira. Utilizou-se o teste de correlação cruzada para determinar as variáveis que influenciam na espessura final da tira. Após esta fase, foram aplicadas técnicas de identificação caixa-preta para se obter um modelo polinomial auto-regressivo com entradas externas (ARX) capaz de predizer a espessura final da tira. Verificou-se que a espessura de saída da tira é função da força de laminação, posição do parafuso de aperto, espessura de entrada e tração de entrada. A partir dessas informações foi estabelecido um modelo de espessura de saída da tira. Utilizando os sinais como entrada e a espessura medida na saída do laminador, durante laminação, foi possível obter um modelo ARX polinomial capaz de representar a espessura de saída como função das variáveis acima. Os resultados demonstram a viabilidade de se utilizar o modelo para estimar a espessura de saída do laminador.

 

Resultados: El conocimiento del avance del cambio de acero en las líneas, sobre todo tratándose de aceros de distinto grado, es de gran utilidad para el cambio de recetas en el momento adecuado en la oscilación de molde (cuando las recetas dependen del grado de acero) y para el cambio en el momento adecuado de las recetas de flujo de agua de enfriamiento secundario. Esto refleja una mejora en la calidad de las barras producidas que contienen un cambio de colada. Al conocer la posición del cambio de colada en una barra, se generara menos descarte en el momento de su corte.

Palavras-chave

Laminação a frio, Espessura, modelos ARX, identificação

Cold rolling mill, Thickness, ARX models, identification

Como citar

Castro, Cleofas do Vale Lacerda de; Almeida, Ivandro Figueiredo de; Corrêa, Marcelo Vieira. MODELAGEM CAIXA PRETA DA ESPESSURA DE SAÍDA DE UM LAMINADOR SENDZIMIR , p. 397-406. In: 8º Seminário de Automação de Processos, Belo Horizonte, 2004.
ISSN: 2594-5335 , DOI 10.5151/2594-5335-0041